Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÉRCIO DAMIÃO DO NASCIMENTO BARROS
25/11/2021 10:53
O presente trabalho busca analisar discursivamente, consoante as teorias foucaultianas, ofilme ‘Pantera do Negra’, Marvel Studios (Ryan Coogler, EUA, 2018). Nesta análise,examinamos sequências enunciativas (a posteriori determinadas) atentando para asrelações de saber/poder; verdade/subjetivação, fundamentadas nas pesquisasarqueológica, genealógica. Focalizamos dois conceitos basilares: discurso e enunciado, apartir dos quais são estudados o objeto, os campos de saber nele/por ele mobilizados(história, tecnologia armamentista; utopia/distopia/heterotopia; o dualismo entre o bem eo mal), averiguando os acontecimentos em seu entorno; a dimensão de lugar representadopelo mundo fictício de Wakanda. No Universo Cinematográfico Marvel, o filme ‘PanteraNegra’ se pretende representativo de um momento de difamações, perseguições,
desumanizações enfrentado pelos afro-americanos, tornando-se o primeiro com super-herói negro mainstream, o único com elenco majoritariamente negro, com indicações e
premiações no Oscar. Reatualiza discursos sobre a discriminação racial (a dimensãoracial do fenômeno Trump), sobre a relação desenvolvimento versussubdesenvolvimento, possibilitando novas construções de subjetividade, no momento emque o movimento “The Black Lives Matter” traz para ordem do dia a tão antiga questãoracial estadunidense, a partir de uma perspectiva histórico-política de uma supremaciabranca. Como norte da pesquisa, são elaboradas três perguntas: numa relação entre utopiae heterotopia, como podemos entender Wakanda? Entre a África e os Estados Unidos,qual a representação do negro herói? Num gesto arqueológico, qual a conexão entre amídia e a história do presente? Neste estágio da pesquisa, constatamos a notabilidade doafro-americano, reiterando o poder político-econômico, armamentista estadunidense.
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