UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 03 de Maio de 2024

Banca de DEFESA: TATIANE CAMPOS NASCIMENTO PLINIO
25/11/2021 09:25

DISCENTE: TATIANE CAMPOS NASCIMENTO PLINIO
DATA: 07/12/2021
LOCAL: Google Meet (videoconferência)
TÍTULO: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA DISCENTE NOS CAMPI DA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Programa Residência Universitária; Assistência Estudantil; Ensino Superior; Universidade Federal de Sergipe.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação

Esta dissertação teve como objetivo geral analisar a visão dos/as discentes residentes dos campi São Cristóvão/SE e Aracaju/SE sobre o Programa de Residência Universitária (PRU) da Universidade Federal de Sergipe (UF), como uma alternativa à permanência na universidade, no contexto de contrarreforma do Estado. Neste sentido, a discussão acerca do cenário contemporâneo da educação superior sob a lógica da mercantilização, ancorada no ajuste neoliberal, torna-se fundamental para entender a configuração atual da assistência estudantil nas universidades públicas brasileiras. Na última década, a demanda por assistência estudantil tem registrado um expressivo aumento, em decorrência de um conjunto de medidas adotadas nos governos Lula e Dilma (2003-2016), sobretudo da política de expansão do ensino superior, o que provocou uma mudança no perfil socioeconômico estudantil, mediante uma maior participação das classes subalternas no acesso às instituições de ensino superior federais. Todavia, o acesso aos bancos universitários dessa população historicamente alijada dos bens e serviços sociais não garante a efetivação do seu direito à educação, haja vista que, para os/as estudantes conseguirem concluir sua graduação, faz-se necessário também criar condições que possibilitem a sua permanência por meio do provimento de suas condições materiais, físicas e psicológicas, dentre outras. O estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizou-se como uma pesquisa documental e de campo, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Utilizou-se como fontes de análise: relatórios de gestão, anuários estatísticos, publicações sobre desempenho acadêmico, livros, artigos científicos, dissertações, teses e lives. Para a coleta de dados aplicou-se questionário virtual com perguntas abertas e fechadas, mediante o envio do instrumento denominado Formulário Google. O universo constituiu-se dos/as estudantes da UFS inseridos/as no PRU, dos campi de São Cristóvão e Aracaju, os quais no período da coleta de dados perfaziam um total de 335 residentes, sendo 324 correspondentes ao primeiro campus e 11 ao último. A amostra foi definida a partir do critério de renda per capita familiar, com o envio de 176 questionários. Como principais resultados, por meio da análise de 76 respondentes, destacamos que o PRU, embora se configure como um programa que atende de forma parcial e insatisfatória às demandas estudantis, no contexto de redução de direitos sociais da agenda neoliberal, é um mecanismo de inclusão educacional e social fundamental para a contribuição da permanência na UFS dos/as discentes das classes populares. Verificou-se que o PRU se operacionaliza de forma precarizada, dada a incapacidade de suprir integralmente as demandas de alimentação e moradia, bem como prover uma assistência de forma ampliada, a exemplo de ações voltadas para a saúde, o esporte e a cultura. Nesta perspectiva, conclui-se que esforços institucionais precisam ser realizados para a alteração desse quadro, a fim de superar o cariz histórico da assistência estudantil focalizado, “bolsificado” e centralizado nos programas de moradia, renda e alimentação, reconhecendo-se, no entanto, os limites de uma assistência estudantil integral, no contexto de expansão do ensino superior e no marco da sociedade burguesa.

Presidente - 2178437 - VANIA CARVALHO SANTOS
Externo ao Programa - 426655 - ROSANGELA MARQUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA
Externo à Instituição - ROBERTO LEHER