Banca de DEFESA: ROZILENE SILVA RODRIGUES
24/11/2021 17:23
O presente trabalho propõe-se a trabalhar a carnavalização indo à sala de aula de forma que os aspectos da teoria de Bakhtin possam ser identificados nos textos do gênero cordel, dando destaque à personagem Pedro Malasartes. Destarte, partindo-se da concepção dos discentes acerca da festa carnaval, buscar associar as semelhanças com a teoria da carnavalização, cujo aspecto primordial são o riso e a inversão de papeis tão presentes nessa manifestação popular. Destaca-se também, a proposta de leitura que explora os supracitados aspectos com o referido gênero, observando os recursos humorísticos explorados neste tipo texto a fim de provocar reflexão sobre a linguagem, criticidade e ludicidade. A pesquisa se baseia em estudos sobre o processo de carnavalização proposto por Bakhtin (2010), bem como os 14 princípios sobre as sátiras menipeias que ajudam a compreender o funcionamento da linguagem cômica de expressão popular. Por meio da carnavalização, observamos movimentos de transgressão social vivenciado pelo protagonista e colocar em destaque a construção de acontecimentos sobre o enfoque do povo. A teoria da carnavalização é percebida como uma atividade que representa a inversão de papéis sociais, onde o ludibriado é o patrão ou quem detém o poder econômico. Selecionamos narrativas que têm como personagem central, o ícone do folclore brasileiro Pedro Malasartes. O corpus dessa pesquisa utiliza os cordéis: As Palhaçadas de Pedro Malasartes de Francisco Sales Arêda (2004) e O Quengo de Pedro Malasartes no Fazendeiro, de João Damasceno Nobre (1959). Observa-se que o personagem Pedro Malasartes é um representante do trabalhador do campo que muitas vezes é explorado e a única maneira de se livrar da fome é realizar trapaças e ações cheias de astúcias. Dessa forma, observamos como as narrativas de Pedro Malasartes exploram o jogo de palavras, ambiguidade, rimas de duplo sentido para contar as sagas de enganação. A pesquisa segue os passos da engenharia didática que busca investigar princípios teórico-metodológicos para o ensino da língua materna na sala de aula com gêneros de texto. Com base em Dolz (2018). Objetiva-se a organização de um caderno de leitura voltado para alunos do ensino fundamental, com base nos princípios da engenharia didática defendidos por Dolz (2006), Ribeiro (2018). Sob essa perspectiva, investiga-se procedimentos didáticos voltados para a compreensão de textos que exploram elementos da cultura popular. Para tanto, desenvolvemos um estudo sobre o gênero cordel, analisando as temáticas, suas formas composicionais dotadas de sextilhas e rimas.
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