UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA SIMÕES DE MELO
23/11/2021 08:07

DISCENTE: LUCIANA SIMÕES DE MELO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: meet.google.com/fjr-zimf-xnk
TÍTULO: SISTEMA PARA REGISTRO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM:UM ESTUDO PILOTO
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Processo de Enfermagem. Software. Tecnologia em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico que possibilita identificar, compreender, descrever, explicar ou predizer como a clientela da enfermagem responde aos problemas de saúde ou aos processos vitais, e determina que aspectos dessas respostas exigem uma intervenção profissional da enfermagem. As etapas do Processo de Enfermagem devem ser registradas, pelo preenchimento de formulários que podem ser manuais ou eletrônicos. Estes últimos favorecem a utilização mais racional das horas de trabalho da enfermagem, pela diminuição do tempo gasto na realização de atividades burocráticas. Em 2016 foi elaborado um sistema eletrônico para registro das etapas do processo de enfermagem, o Sistema de Processo de Enfermagem (SISPE), formulado para utilização com base nos sistemas de linguagens padronizadas da Enfermagem.

Objetivo: Testar a funcionabilidade do SISPE no âmbito das atividades assistenciais e de ensino no Hospital Universitário de Aracaju – SE (HU-UFS). Comparar o tempo de registro do PE nos formatos manual e informatizado. Verificar o grau de acurácia dos diagnósticos de enfermagem (DE) identificados pelos participantes. Verificar a usabilidade do sistema pela aplicação da System Usability Scale (SUS).

Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico-descritivo mediante rigor científico. O SISPE foi parametrizado de acordo com as linguagens padronizadas da enfermagem e o teste piloto ocorreu com 10 enfermeiros e 10 acadêmicos de enfermagem no Hospital Universitário de Sergipe, entre os meses de setembro e outubro de 2021. O tempo para registro do processo de enfermagem no SISPE foi medido para cada participante e comparado com o tempo utilizado para o registro manual, nos moldes como ocorre atualmente no HU-UFS. Foi verificada a acurácia dos diagnósticos de enfermagem levantados no PE manual e informatizado, pela aplicação da Escala de Acurácia de Diagnóstico de Enfermagem -Versão 2. Os participantes avaliaram a usabilidade do sistema pela aplicação da System Usability Scale (SUS).

Resultados: Foram inseridos no SISPE dados relativos à anamnese de enfermagem, organizados em Necessidades Humanas Básicas. Inseriu-se também 29 diagnósticos de enfermagem prevalentes em pacientes críticos com as intervenções de enfermagem correlacionadas, 168 atividades de enfermagem, além de 29 resultados de enfermagem com seus indicadores. Tudo isso permitiu aos usuários do sistema o registro do PE de modo a contemplar todas as cinco etapas, que são interdependentes e inter-relacionadas. O tempo médio para execução do registro do PE informatizado foi menor que o tempo gasto no registro manual. Os diagnósticos de enfermagem levantados no SISPE tiveram em sua maioria alto grau de acurácia, e o score da usabilidade do sistema correspondeu a 77,25, sendo que a média aceitável para esta escala é de 68 pontos. Portanto a avaliação de usabilidade do SISPE foi satisfatória.

Conclusões: O SISPE permite ao usuário o registro das cinco etapas do processo de enfermagem pelo relacionamento entre as linguagens padronizadas da enfermagem. O tempo necessário para registro do PE informatizado foi menor que aquele necessário para o registro manual. Os diagnósticos de enfermagem levantados com o apoio do sistema tiveram alto grau de acurácia, e a usabilidade do sistema foi satisfatória, de acordo com a opinião dos sujeitos da pesquisa.

Interno - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1241436 - JOSEILZE SANTOS DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1643234 - LIGIA MARA DOLCE DE LEMOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf