UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MENEZES SANTOS
22/11/2021 15:44

DISCENTE: LARISSA MENEZES SANTOS
DATA: 30/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hji-qvbr-xee
TÍTULO: Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: Análise da evolução do serviço pós-implantação
PALAVRAS-CHAVES: terapia nutricional; indicadores; gestão de qualidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução Os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) são importantes ferramentas de avaliação e monitora­mento de qualidade da Terapia Nutricional, uma vez que identificam possíveis dificul­dades e falhas relacionadas aos cuidados nutricionais e possibilitam uma intervenção precoce. Objetivo Avaliar a implantação dos Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional no serviço de Terapia Nutricional do Hospital Universitário de Sergipe. Metodologia Estudo realizado com dados sobre a pontuação diária dos Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) de pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos, sob Terapia Nutricional Enteral (TNE) e/ou Terapia Nutricional Parenteral (TNP) por pelo menos 72 horas. Foram analisados doze IQTN em dois momentos: primeiro mês e 12 meses após a implantação. Utilizou-se as metas preconizadas pelo International Life Sciences Institute (ILSI) do Brasil e os momentos foram comparados pelo teste Wilcoxon com grau de significância de p≤0,05. Resultados e discussão Foi demonstrado que dos 12 IQTN, 6 não atingiram as metas no momento inicial e a ultrapassaram ao final do estudo; 1 melhorou, apesar de permanecer abaixo da meta nos dois momentos (p = 0,012); e os demais indicadores se mantiveram dentro das metas preconizadas durante todo o estudo. A significativa melhora na frequência dos indicadores demonstra a otimização da atenção nutricional e maior qualidade da assistência aos pacientes em Terapia Nutricional. Conclusão Foi demonstrado por meio da análise da implantação do IQTN que houve uma significativa evolução no serviço de terapia nutricional do hospital universitário avaliado.

Interno - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Externo à Instituição - RAYSA MANUELLE SANTOS ROCHA