Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO FONTES FRAGA
18/11/2021 10:04
Este estudo tem como objetivo identificar as categorias de argumentação utilizadas pelos livros didáticos de matemática adotados pelo Guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)., em relação ao conteúdo proporção. Para isso, procuramos definir o conceito de argumentação, baseados em autores como Toulmin (2006), Balacheff (1988), Sales (2011) e Attie (2016). Além da argumentação, alguns conceitos importantes como explicação, justificação, prova e demonstração foram evidenciados, a partir de autores como Duval (1993), Caldato et al (2007), Nasser e Tinoco (2003) e Sasseron e Carvalho (2011), entre outros. Em relação à metodologia, a pesquisa pode ser assinalada como sendo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e bibliográfico. Em relação à coleta de dados, realizaremos uma busca nos livros didáticos, afim de analisar e apontar as categorias de argumentação utilizadas no ensino de proporção. Fizemos uma breve abordagem histórica sobre o tema, que deverá ser ampliada, assim como o mapeamento das pesquisas relacionadas ao ensino de proporção. Por fim, apresentamos nossas considerações parciais em relação às categorias de argumentação, explicativa e justificativa, no ensino de matemática.
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