Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA EVELLYN SANTOS FONTES
16/11/2021 17:36
Na contemporaneidade, os avanços tecnológicos renovam as formas de comunicação, de relação, modificam as ações cotidianas e a maneira de viver em sociedade. A imersão dos dispositivos móveis e a popularização dos aplicativos de redes sociais, que circulam as ambiências digitais, também vêm favorecendo as práticas socioculturais, interativas e a mobilidade entre os espaços físico e virtual. No contexto educacional, a inserção de redes sociais digitais foi ampliada a partir da pandemia da Covid-19, quando os aplicativos e interfaces estão sendo mais utilizáveis por professores como forma de manter contato com os alunos. Nessa perspectiva, questiono quais as potencialidades interativas dos perfis de professores de Língua Portuguesa na rede social digital Instagram? Assim, o principal objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades interativas dos perfis de professores de Língua Portuguesa na rede social digital Instagram. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizo a abordagem epistemológica multirreferencial e caracterizo esta pesquisa como qualitativa, de campo e netnográfica. Os participantes da pesquisa são professores de Língua Portuguesa e os dispositivos de pesquisa estão pautados na observação interativa do campo empírico, nos perfis de professores de Língua Portuguesa no Instagram, no app-diário, conversas e entrevistas on-line com os participantes. Os dados da pesquisa serão compreendidos a partir das noções subsunçoras que irão emergir no campo. Dessa forma, pretendo, com os resultados desta pesquisa, contribuir para os estudos centrados nas práticas interativas e na inserção das redes sociais digitais no cenário educacional, além de evidenciar as maneiras como professores de Língua Portuguesa estão atuando nas redes, produzindo e compartilhando as suas culturas digitais.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19157-1ea35eac9d