Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA DE ALMEIDA NASCIMENTO
12/11/2021 19:08
Esta pesquisa investiga modos como a poética documental pode ser construída e aliada a demais expressões artísticas, promovendo alteridade nas relações interculturais entre jovens locais e estrangeiros em contexto escolar. O filme Bagages (Canadá, 2017) foi escolhido como fonte, por utilizar dispositivos tradicionais aos documentários mas incluir o teatro para tratar da chegada dos jovens à escola, apresentando situações de uma transição que se repete mundo afora. A segunda fonte é Cara do Mundo (Brasil, 2016), onde jovens realizadores de São Paulo vão ao encontro de estrangeiros. Em ambos os filmes, as histórias dos imigrantes e refugiados são contadas por meio de entrevistas e diálogos mas também da cultura que trazem consigo: expressada no idioma e em dança, música e pelo teatro. O referencial teórico inclui conceitos próprios ao cinema mas também à situações e aos personagens em questão. Para tratar de Alteridade, Bakhtin (2003) será nosso ponto de partida. Para aprofundar a noção de inclusão social pelo cinema a hipótese de Bergala (2008) trará à tona a potência do cinema nas escolas que aqui defendemos. Pretende-se também tratar marco teórico relativo à diversidade cultural e a conceitos como Cultura Imigrante proposto por Cuche (1999) ou diferença cultural pelo viés de Bhabha (1998). Propomos uma análise desses filmes, procurando entender as relações e as peculiaridades de cada um. Ao fim, verificaremos se o uso de narrativas documentais pôde de fato contribuir para a alteridade entre os estrangeiros e a comunidade, e caso isso se confirme; de que forma se deu (e como tais abordagens podem eventualmente serem aplicadas a futuras iniciativas).
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