UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ DA CRUZ SANTOS
12/11/2021 08:05

DISCENTE: BEATRIZ DA CRUZ SANTOS
DATA: 18/11/2021
LOCAL: meet.google.com/kmi-oims-uaf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL BASEADA NO GRAU DE PROCESSAMENTO DOS ALIMENTOS PARA O CONTROLE METABÓLICO DE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
PALAVRAS-CHAVES: grau de processamento dos alimentos; intervenção nutricional; ações de educação nutricional; diabetes mellitus tipo 2.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

O grau de processamento dos alimentos exerce influência sobre a qualidade da alimentação, podendo comprometer o controle metabólico de indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Sabe-se que ações de Educação Alimentar e Nutricional seja no âmbito individual ou no coletivo exercem importantes mudanças nos hábitos alimentares, favorecendo melhores escolhas alimentares. Assim, este estudo tem por objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção nutricional baseada no grau de processamento dos alimentos para o controle metabólico de indivíduos com DM2 assistidos pela Atenção Primária à Saúde do Estado de Sergipe. Trata-se de um estudo longitudinal com intervenção, de abordagem quantitativa, no qual serão incluídos 332 indivíduos com DM2, de ambos os sexos, com idade superior a 20 anos, assistidos pela Atenção Primária à Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Sergipe. A priori, será realizado um diagnóstico de avaliação das estratégias nutricionais realizadas com indivíduos com DM2 pelos profissionais de saúde e da qualidade da alimentação baseada no grau de processamento dos alimentos dos voluntários. A posteriori, será realizada uma capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde para aplicação da intervenção nos seus respectivos centros de atuação. A partir disso, serão propostas ações de Educação Alimentar e Nutricional sobre o grau de processamento dos alimentos. Essa intervenção terá duração de 6 meses. Os participantes serão avaliados quanto as concentrações de glicose sérica, triacilgliceróis e do colesterol total e frações por meio de métodos colorimétricos, o % de hemoglobina glicada pelo método enzimático, a insulina sérica e o peptídeo C pelo método de quimioluminescência. Também serão aferidos o peso, estatura, circunferência da cintura e calculado o índice de massa corporal (IMC). Para a análise da ingestão alimentar dos participantes será utilizado o método do recordatório alimentar de 24 horas, realizados em três dias alternados e analisados com auxílio do software NutWin. A qualidade da dieta será avaliada por meio de uma ferramenta em elaboração de acordo com o grau de processamento de alimentos. Os resultados serão apresentados em frequências absoluta e relativa. Serão realizados testes de t-Student e Wilcoxon, conforme a distribuição dos dados. Também serão testados modelos de regressão linear multivariada e/ou logística para verificar se as variáveis desfechos (glicêmicas e do perfil lipídico) estão associadas a qualidade da dieta (variável independente). Idade, sexo, tempo de diagnóstico de DM2, IMC e as variáveis desfechos no momento basal serão utilizados como variáveis de ajustes para os modelos de regressão. As análises estatísticas serão realizadas no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 26.0. P-valores menores que 0,05 serão considerados significativos. Esta pesquisa foi submetida à aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Espera-se com esse estudo encontrar uma estratégia que aumente a adesão dos indivíduos com DM2 a uma alimentação com melhor qualidade nutricional, tendo o Guia Alimentar para população brasileira de 2014 como referência, e consequentemente melhorar o controle metabólico.

Presidente - 2020815 - ANDHRESSA ARAUJO FAGUNDES
Externo ao Programa - 1636296 - ANALICIA ROCHA SANTOS FREIRE
Externo à Instituição - CRISTINE GARCIA GABRIEL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e