Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA LÍCIA DOS SANTOS
11/11/2021 08:50
Este trabalho tem por objetivo traçar a trajetória das experimentações musicais de Pedrinho Mendonça, músico percussionista, educador musical, pesquisador, Comendador da Cultura e Mestre em Arte e Culturas Populares. Nos basearemos em autores como Nietzsche, Deleuze e Guattari na compreensão sobre a música, sua potência de conexão coletiva, transmissão de afetos, caráter afirmador da vida e revelador de subjetividades. A partir deste arcabouço teórico pretendemos refletir a respeito dos movimentos criativos trilhados por Pedrinho Mendonca, suas memórias e experiências formativas. Seguiremos uma metodologia híbrida, nos valendo das narrativas (auto)biográficas, entrecruzadas com diversas fontes tais como matérias jornalísticas, material audiovisual, portfólios artísticos, suas composições autorais, entre outras. Seguindo esta narrativa, analisaremos as seguintes dimensões: a) a relação de Pedrinho Mendonça com a música, seus processos formativos musicais e os significados atribuídos por ele ao fazer musical; b) sua relação com as manifestações da cultura popular sergipana e sua matriz afro-indígena; c) suas propostas voltadas ao ensino de música.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10