UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANNE MICHELLA BISPO NASCIMENTO
11/11/2021 08:35

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANNE MICHELLA BISPO NASCIMENTO
DATA: 06/12/2021
LOCAL: Recurso Remoto (MEET)
TÍTULO: A PRÁXIS DOCENTE EM UMA UNIDADE ESCOLAR NO ENTORNO DA APA MORRO DO URUBU
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica, Questões Socioambientais, Currículo de Sergipe, Práxis docente.
ÁREA: Educação

O processo educacional pode fornecer caminhos que promovam uma transição social rumo à sustentabilidade. Nesse intento, a problemática do presente estudo refere-se à se a práxis de docentes que trabalham no Centro de Excelência Prof. Mª das Graças Azevedo Melo (CEPMGAM), considera as questões socioambientais locais, por trabalharem próximos a Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa é compreender a práxis docente dos professore das séries finais do ensino fundamental da CEPMGAM. Parto da perspectiva de práxis enquanto movimento dialético entre reflexão, teoria e ação, capaz de promover uma reflexividade que permita transformar a prática em conhecimento. Os estudos endoescolares desenvolvidos pela presente pesquisa podem promover uma ampliação de discussões acerca de um projeto educativo emancipatório e transfomador, ao passo que podem auxiliar na desconstrução da automatização conferida a muitas das investigações das práticas pedagógicas Assim, a complexidade dos sentidos e significados dessas práticas, tradicionalmente invisibilizados, poderiam ser desveladas e a educação poderia deixar de ser um meio de segregação e aumento das desigualdades. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois caracteriza-se pela compreensão do fenômeno em análise no contexto o qual se insere e ocorre. Além disso, tem inspirações sociofenomenológicas, pois procederemos com uma investigação direta e com a descrição de um fenômeno que é experenciado conscientemente pelo educador, sendo necessária a busca por algumas concepções de interpretações do mundo. A região dessa Unidade de Conservação (UC) foi escolhida devido à gravidade das problemáticas socioambientais, da marginalização e do esquecimento da comunidade. O método adotado foi a Etnopesquisa Crítica que é caracterizada por uma escuta sensível que ressignifica o rigor científico hegemônico, abrindo fronteiras na pesquisa educacional para o resgate do ator e do autor educativo imersos nos seus coletivos sociais. A escolha da unidade escolar foi motivada pela proximidade territorial à APA, e por apresentar maior variedade de modalidades de séries finais do Ensino Fundamental. Foram analisados documentos, tais como: PPP, planejamento anual do professor, projetos, entre outros. Serão realizadas também aplicação de questionários e entrevistas. Os sujeitos participantes da pesquisa serão as equipes diretiva, de apoio escolar e docente do CEPMGAM. Defendo que um meio de enfrentamento ao quadro de vulnerabilidade socioambiental seria a aplicação da EA crítica ao projeto educacional, podendo oportunizar às comunidades no entorno de Unidade de Conservação caminhos que os levem a vivenciarem um processo de empoderamento, e assim possam participar mais decisivamente de seus destinos.

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO LEANDRO BARZANO
Presidente - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO