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Notícias

Banca de DEFESA: EVERTON PEREIRA SANTOS
08/11/2021 19:01


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON PEREIRA SANTOS
DATA: 26/11/2021
HORA: 14:30
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: A LEITURA DA LINGUAGEM HUMORÍSTICA NAS TIRAS DE QUADRINHOS
PALAVRAS-CHAVES: Tiras de quadrinhos; Efeitos de humor; Lógica da conversação; Incongruência; Mecanismos semânticos.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

As tiras de quadrinhos requerem que o sujeito-leitor leia os implícitos que extrapolam os enunciados proferidos. Esse tipo de leitura ocorre quando o leitor compreende os aspectos verbais-imagéticos que geram o efeito de humor em uma situação de interação sociocomunicativa. Observamos, sob âmbito da Linguística Aplicada, que o ensino da leitura de tiras envolve a compreensão dos efeitos de humor desse gênero mobilizados pelo quadrinhista e o papel do leitor em sua construção. Para atingir esse objetivo, utilizamos com princípio teórico-metodológico subsídios da engenharia didática desenvolvidos por Dolz (2016). Diante desses condicionamentos, evidenciamos condições de realização de um processo de transposição didática com o gênero tiras, explorando o funcionamento da linguagem humorística. Para tanto, analisamos tiras de quadrinhos com base nos dispositivos desenvolvidos em três teorias dos estudos linguísticos que contribuem para a leitura do gênero: a Lógica da Conversação (GRICE, 1982) com a noção de implicatura, ou seja, informações implícitas que precisam ser calculadas por outro interlocutor; a Teoria da Incongruência (MORREAL, 1983) com a noção de quebra de expectativas de um padrão social que causam humor; e a Teoria Geral do Humor Verbal (ATTARDO; RASKIN, 1991) com a noção de scripts: campos semânticos evocados por uma palavra ou oração e que causam humor quando opostos. Essa pesquisa se propõe, portanto, a analisar a leitura das tiras por meio da retomada dos estudos dessas três teorias com o intuito de apontar possibilidades para a análise de tiras de quadrinhos, contribuindo assim para o desenvolvimento de estratégias de leitura voltadas ao gênero. Além disso, a pesquisa realiza a confecção de um Caderno Pedagógico, explorando as capacidades de linguagem inerentes à construção de sentido na leitura das tiras dotadas de implícitos reconhecidos na dinâmica de interação ocorrida entre os personagens no interior do gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JUNIOR

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