UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO ALVES PEREIRA FILHO
03/11/2021 23:10

DISCENTE: EDUARDO ALVES PEREIRA FILHO
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. SARS-Cov-2. Ensino Superior. Itabaiana-SE.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, forçaram aos sistemaseducacionais a passarem por adaptações que possibilitassem a continuidade dasatividades escolares. Entre as adaptações encontra-se o ensino remoto emergencial,promovido no Brasil, que caracteriza-se como um país em desenvolvimento e que possuiuma grande assimetria social, que recai sobre o acesso as ferramentas digitais necessárias.Além dos aspectos materiais, destacam-se os aspectos emocionais e motivacionais frenteao contexto de isolamento e insegurança no planejamento didático. Em muitos casos,houve apenas uma transposição do ambiente de sala de aula, com ausência de adaptaçõesmetodológicas que facilitem o processo de ensino/aprendizagem. Não diferente,encontra-se o ensino superior, que apesar de ser formado, em sua maioria, por umapopulação jovem adulta, tem apresentado muitas dificuldades semelhantes àsmencionadas. Nesse sentido, o presente estudo propõe investigar a relação entreautoeficácia e a motivação de professores e alunos do campus universitário ProfessorAlberto Carvalho - UFS, durante o ensino remoto ocorrido na pandemia do coronavírus.Os dados a serem utilizados no presente estudo, serão provenientes do banco de dados(microdados) da avaliação institucional realizada pela comissão permanente deautoavaliação (CPA) da UFS - Campus Prof Alberto Carvalho, realizada durante operíodo letivo remoto de 2020/1. A coleta de dados realizada pelo CPA, referente aavaliação do ensino remoto do referido campus foi realizada da seguinte forma: Docentese discentes de 10 cursos de graduação responderam um questionário, enviado via sistema,uma semana antes do início das aulas remotas de 2020/1. Após 8 semanas (50% doperíodo letivo) e 16 semanas (fim do período letivo), os alunos e professores receberamo questionário online para responder novamente. Os questionários não eram identificadoscom nome ou documentos pessoais, haviam questões que buscaram avaliar o perfil,características do espaço de estudo/trabalho habilidades digitais, avaliação doautodesempenho, motivação e segurança em relação ao ensino remoto. Após autorizaçãoe acesso aos dados (perguntas e respectivas respostas), os mesmos foram tabulados,garimpados e analisados, agrupando as informações de forma geral, separados entrediscentes e docentes e avaliações por área de conhecimento. Os dados também serãosubmetidos a análises estatísticas de agrupamentos (PCA) e fatoriais. Espera-se no finaldo trabalho, conhecer um pouco mais sobre os aspectos relacionados a motivação,segurança, autoeficácia de docentes e discentes submetidos ao sistema de ensino remoto.O presente também poderá contribuir na tomada de decisão de professores e gestoreseducacionais. Além disso, o estudo favorecerá a formação de recursos humanosespecialidades e a produção, de pelo menos, um artigo científico em revista especializada.

Presidente - 1763997 - JOSE RONALDO DOS SANTOS
Interno - 2660130 - MARCELO ALVES MENDES
Externo ao Programa - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10