UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIC MARTINS SANTANA SANTOS
03/11/2021 21:34

DISCENTE: ERIC MARTINS SANTANA SANTOS
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Mudanças climáticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formação de professores de Física.
PALAVRAS-CHAVES: Temas controversos, ensino de ciências, aprendizagem significativa.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Ao utilizar temas controversos em sala de aula, os professores não só tendem adividir opiniões ou promover pontos de vistas que sejam diferentes, desafiadores edespertem sentimentos fortes nos estudantes, eles oferecem a oportunidade de se discutire compreender mais profundamente sobre os temas, aumentar a conscientização e opensamento crítico. Com a finalidade de criar um ambiente de aprendizagem baseado naequidade, na voz do estudante e em princípios democráticos, faz-se necessário odesenvolvimento de um conjunto de conhecimentos que tenham o potencial de fornecera compreensão necessária para a análise e discussão de temas que sejam controversos,permitindo que o estudante aprenda a luz das evidências examinadas criticamente. Porexemplo, na Física observamos que temas socioambientais normalmente discutidos sãoassim realizados a partir de conhecimentos delimitados e fundamentados em situaçõesalgébricas pré-definidas, sem uma discussão mais aprofundada e as suas devidascontrovérsias sociocientíficas. No entanto, algumas questões devem ser consideradasacerca da ação dos professores quanto a utilização de temas controversos: até que pontoeles foram explorados no contexto de sua formação inicial? Até que ponto eles estãopreparados para a sua utilização em sala de aula? De posse disso, este trabalho tem comoobjetivo investigar o potencial de utilização dos temas controversos como situaçãodidático-pedagógica em salas de aula da educação básica para o ensino de ciências emum curso de formação de professores de física a partir do tema mudança climática. Elebusca responder três questões-foco a partir da utilização das mudanças climáticas comotema controverso: como os professores agiriam diante de temas potencialmentecontroversos para a educação básica? os professores conseguem identificar controvérsiasno tema aquecimento global? e os TC contribuem para a evolução da percepção dascontrovérsias de professores da educação básica? O delineamento é de um estudo de casomisto do tipo exploratório decisivo com uma amostragem por conveniência. Seráministrado um curso de formação de professores que contemplará os Temas Controversosem sala de aula. O curso será orientado pela Teoria da Aprendizagem Significativa e acoleta de dados será realizada a partir de questionários abertos que serão analisadosutilizando a Análise Textual Discursiva. Esperamos contribuir para a formação crítica dosprofessores da educação básica e para uma melhora de suas abordagens diante depossíveis temas controversos em suas salas de aula.

Externo ao Programa - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
Presidente - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10