Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE SILVEIRA NUNES BARROS
29/10/2021 22:40
Em decorrência da extensão de discursos marcadamente neoliberais, em âmbitos diversos da sociedade para além do econômico, a educação pode passar a ter como pilares a competitividade, o individualismo e a busca pelo lucro. O investimento na aprendizagem de uma língua estrangeira, mais especificamente a língua inglesa, pode indicar a formação de uma onda de subjetivações coordenada por grupos de interesses específicos, visto que a ideia de sucesso dessa aprendizagem é, muitas vezes, vinculada a cursos de idiomas. Nesse ambiente de ensino, recursos digitais como parte da metodologia são uma constante. Esta dissertação objetiva identificar o papel das tecnologias digitais na proposta pedagógica dos cursos livres de inglês, analisando os usos desses recursos e os possíveis impactos dessa prática no ensino público. Como objetivos específicos, pretende-se apontar as propostas de uso pedagógico das tecnologias; compreender quais sentidos de sucesso na aprendizagem atravessam os discursos dos cursos investigados; e, pontuar os valores neoliberais para a educação. Esta pesquisa de campo caracteriza-se como um estudo de caso (YIN, 2015), sob uma abordagem qualitativa, visto que se pretende avaliar o contexto pesquisado com base nas experiências dos participantes e na teoria relacionada. Os dados são gerados por meio de um questionário e entrevistas semiestruturadas a serem analisados com base na metodologia da Pesquisa Docente de Freeman (1998).
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