Banca de DEFESA: TAIS DANIELLE ALCANTARA DE ARAUJO SILVA
03/11/2021 13:11
A presente pesquisa investiga a política educacional, o ensino e as mudanças que se estabeleceram durante a ditadura civil-militar brasileira, que acabaram refletindo na política educacional em Sergipe, seus propósitos e suas consequências. A mesma está delimitada pelo recorte temporal que compreende os anos 1964 e 1970. A História do Brasil entre os anos de 1964 e 1985 foi marcada por uma ditadura civil-militar, caracterizada por extremo autoritarismo, repressão, violência. Houve também a suspensão dos direitos constitucionais e a perseguição policial. Diante dessa conjuntura política, sucedeu-se a intervenção nas instituições em níveis federal, estadual e municipal, inclusive no que diz respeito ao setor educacional. Nesse sentido, buscou-se também compreender o aparato repressivo-ideológico de governos democráticos e autoritários com o intuito de perceber as formas de dominação e legitimação empregadas para conter as manifestações de professores e estudantes oposicionistas em sala de aula, a privação de caráter crítico e da liberdade de pensamento. Buscou-se ainda, fomentar a discussão dos efeitos das imposições, compreender as práticas implantadas, como as mudanças curriculares – modificação, incorporação e retirada de algumas disciplinas escolares – regidas por leis, decretos, em vários níveis educacionais e os desdobramentos na vida dos educandos e educadores, bem como em suas formações, e em toda uma esfera social. Os procedimentos teóricos e metodológicos adotados resultam da história oral, com a utilização de entrevistas, análise de pareceres educacionais e de legislação, como os diversos Decretos Federais, a Lei Orgânica Sergipana e Resoluções, com finalidade de coletar informações que ajudassem a esclarecer o estudo da questão.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9