Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA DANTAS PEREIRA
27/10/2021 15:57
A dislexia é uma condição crônica que persiste ao longo da vida, e vem sendo a causa de repercussões psicológicas relacionadas às emoções negativas. Uma vez que os discentes com dislexia se encontram mais susceptíveis a ocorrência de sintomas de ansiedade e depressão associadas às suas dificuldades de leitura e/ou escrita. Em vista disso, vários estudos defenderam a importância dos fatores protetivos (autoeficácia, mindfulness e autocompaixão) aplicados ao contexto da Educação Superior para um maior senso de ajustamento psicológico, visto que estes contribuem para minimizar os impactos da dislexia. A presente dissertação tem como objetivo geral investigar a relação entre autoeficácia, mindfulness, autocompaixão e sintomas de ansiedade e depressão em discentes com risco de dislexia. Esta dissertação foi composta por oito estudos: cinco capítulos teóricos e três empíricos. O primeiro capítulo abordou reflexões acerca da dislexia na adultez emergente e suas repercussões no Ensino Superior e na saúde mental; o segundo capítulo realizou um diálogo entre autoeficácia, mindfulness e autocompaixão na Educação Superior, apresentando um percurso desde suas origens a inserção no campo da Psicologia Positiva; o terceiro capítulo analisou os estudos empíricos que investigam os fatores associados à autoeficácia, ansiedade e depressão em estudantes com dislexia, baseando-se nas diretrizes PRISMA; o quarto capítulo revisou sistematicamente as publicações sobre intervenções baseadas em mindfulness para estudantes com dislexia; o quinto capítulo reuniu as evidências empíricas sobre autocompaixão em estudantes universitários. Por fim, os três últimos capítulos encontram-se em desenvolvimento. O sexto capítulo buscará investigar a relação entre autoeficácia, mindfulness, autocompaixão e sintomas de ansiedade e depressão em discentes com risco de dislexia; o sétimo capítulo procurará compreender a experiência vivida de discentes com dislexia na Educação Superior; e o oitavo capítulo terá como objetivo construir e validar uma cartilha psicoeducativa on-line sobre dislexia e seus impactos psicológicos para estudantes universitários.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f