UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES
20/10/2021 12:54

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES
DATA: 05/11/2021
LOCAL: meet.google.com/ybk-pimu-qvx
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Cultura digital. Formação docente. Letramento digital. Dependência tecnológica.

Diante do atual cenário pandêmico, a integração das tecnologias ao cotidiano tem se tornado estratégia importante para garantir a manutenção e acesso aos serviços essenciais. No entanto, as mudanças provocadas pela incorporação das tecnologias, principalmente das Tecnologias Móveis Digitais da Informação e Comunicação (TMDIC) no processo de ensino e aprendizagem, têm exigido e possibilitado novas configurações na educação. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é compreender o uso das tecnologias no processo de formação continuada com professores das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Linguagens e suas Tecnologias, da rede pública estadual de Sergipe, durante o ensino remoto emergencial. Para alcançar esse objetivo, pretendemos também conhecer os possíveis desafios e possibilidades do uso das TMDIC como práticas didático-pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem pelos docentes participantes; investigar aspectos do letramento digital dos referidos professores; desenvolver e validar um instrumento de avaliação para mensurar indicativos de vulnerabilidade digital entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio; e analisar aspectos da cultura digital desses estudantes. A pesquisa se caracteriza como de abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a combinação de aspectos qualitativos e quantitativos na produção, triangulação e análise dos dados, na perspectiva de Bardin (2016). O público-alvo da pesquisa corresponde aos professores atuantes nas áreas citadas, e além desses, outros atores sociais integraram ao estudo, como os pesquisadores e profissionais da área da saúde, que juntamente com os estudantes, contribuíram especificamente para os processos de validação dos instrumentos de pesquisa. Nessa etapa de qualificação será apresentado o caminho metodológico percorrido, assim como o detalhamento e os resultados produzidos durante o processo de validação dos instrumentos de pesquisas propostos. A pesquisa está em conformidade com os princípios éticos do Conselho Nacional de Saúde, respeitando a Resolução nº 510/2016 que trata das pesquisas com seres humanos, sendo submetida a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e aprovada mediante parecer nº Parecer nº 4.490.395. Por fim, ressalta-se que os resultados apresentados neste texto de qualificação são de caráter preliminar.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE