Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO FERNANDES JUNIOR
18/10/2021 19:38
A presente investigação, apresenta um estudo que tem como objetivo geral a análise da mediação cultural para a promoção da educação patrimonial no Arquivo Público de Aracaju (APA), a fim de desenvolver Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) ao seu público. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso, fundamento em pesquisa aplicada, descritiva com a abordagem qualitativa e educação patrimonial como método pedagógico. Para a coleta de dados, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e curadoria de recursos culturais da instituição pesquisada. Esses métodos permitiram o alargamento do entendimento de conceitos basilares dessa pesquisa, como: mediação da informação, educação patrimonial, protagonismo social, cultura e memória. Assim, possibilitou-se o embasamento teórico e material para a criação do plano pedagógico e da trilha formativa, que serviu como referência para a criação dos ODA. Cinto Objetos Digitais de Aprendizagem foram produzidos, cada um dividido em três partes dependentes uma da outra e que se complementam, essas partes são: podcast educativo, material de aprofundamento de estudos e atividade de fixação. Os resultados apontam para algumas problemáticas a serem superadas pela instituição, no campo da gestão documental, ainda, mostram caminhos possíveis para que o APA possa ser protagonista do processo de educação patrimonial de sua comunidade, resgatando e valorizando o sentimento de pertencimento dos cidadãos que o circundam. Por fim, a criação de ODA proposto por essa pesquisa, com a mediação cultural da instituição, vai ao encontro das mudanças de paradigmas atuais do ensino e o uso da tecnologia, colocando a unidade informacional, neste caso o arquivo, como parte desse processo de ensino e aprendizagem do cidadão
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