Banca de DEFESA: ÉRICA MARIZA CORREIA
06/10/2021 14:19
A presente dissertação destaca a biblioteca escolar como espaço essencial para a construção
do saber, para o acesso à informação e para a melhoria da qualidade do ensino, por intermédio
do incentivo à leitura, à pesquisa, ao letramento e ao desenvolvimento crítico e interpretativo
de cada educando, o qual já é possuidor de saberes e experiências intrínsecas. Aponta como
problema de pesquisa: Como as dissertações e teses das áreas de Ciência da Informação,
Educação e Letras apresentam a temática da biblioteca escolar? Para tanto, o objetivo geral é
apresentar o estado da arte da temática da biblioteca escolar nas referidas áreas do
conhecimento, tendo como ponto de corte a Lei nº 12.244/2010. Como objetivos específicos
estão: demonstrar os benefícios da biblioteca escolar no contexto da aprendizagem nas áreas
de Ciência da Informação, Educação e Letras; desenvolver uma cartilha de orientação para os
professores dos cursos de Educação e Letras da Universidade Federal de Sergipe; e replicar e
promover a divulgação da cartilha, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores
sobre o potencial da biblioteca escolar na aprendizagem. Essa promoção difunde, assim, o
papel benéfico da biblioteca escolar no processo de desenvolvimento do letramento
informacional, além de destacá-la como um espaço enriquecedor e promotor de uma
aprendizagem mais significativa e com potencial de tornar a educação mais igualitária. A
pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa, além de ser bibliográfica e descritiva, a qual
apresenta o estado da arte sobre a temática da biblioteca escolar na Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 a 2020. A confecção da cartilha é o
produto final do mestrado profissional sobre a biblioteca escolar como espaço de
aprendizagem, a qual será disponibilizada aos docentes dos Departamentos do Centro de
Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe, e para os docentes do
Colégio de Aplicação, pertencente à mesma instituição. O acesso às bibliotecas, desde cedo,
torna os indivíduos mais autônomos e protagonistas da sua própria aprendizagem e, deste
modo, amplia o aspecto cultural, social e humano inerente a todo indivíduo, o qual precisa
saber lidar com a complexidade da existência. Conclui-se, então, que o letramento do cidadão
pela leitura o torna adaptável ao aprendizado ao longo da vida, além de um leitor crítico das
diversas práticas sociais, sendo ativo e desenvolvendo-se para além do âmbito escolar. Por
fim, faz-se necessário ampliar estudos futuros na temática da biblioteca escolar, visto que se
mostrou significativa e que requer maior visibilidade perante as diferentes áreas do
conhecimento.
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