Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA TERESA DA SILVA NETO
20/09/2021 14:08
É fato que a marca de uma empresa é importante para os consumidores e para as empresas e essa afirmação pode ser comprovado por meio dos diversos estudos científicos que relacionam a importância das marcas para os consumidores, bem como, para as empresas. Para as empresas, a marca é um ativo intangível de grande valor e o registro de marca é um mecanismo legal de proteção que deve ser utilizado. No Brasil o direito de marcas é normatizado pela Lei 9.279 de 14 de maio de 1996, denominada como a Lei da Propriedade Industrial que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Existem ações de algumas instituições no Brasil que visam fomentar o registro de marcas para as empresas, porém essas ações não estão integradas. Diante disto, este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de aliança estratégica para impulsionar o Sistema Marcário no Brasil. Inicialmente, será realizada uma pesquisa teórico-empírica, usando a análise descritiva, exploratória e explicativa, e por fim, construir um modelo de aliança estratégica que contemple um conjunto de propostas que possibilitará que as empresas, especialmente as pequenas empresas realizem os registros de suas marcas. O modelo proposto será avaliado por especialistas, por meio da aplicação de questionários e seus resultados serão analisados através da utilização de técnicas de modelagem estatística multivariada (equações estruturais). A proposta que será realizada por este estudo é essencial para as empresas que não protegem as suas marcas.
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