Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA CORREIA DA SILVA SIMÕES
17/09/2021 09:07
O presente trabalho tem por objetivo geral analisar a literatura como fonte para o ensino de História. Para atingir tal fim utilizamos sequências didáticas para o trabalho com o romance Shaira e a saudade na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Cruz, localizado em Monte Santo, semiárido baiano. Os objetivos específicos consistem em problematizar as minhas memórias como professora e a relação que elas possuem com a minha prática docente e a escrita de romances; relacionar a narrativa literária com a histórica, através de diálogos entre o romance a BNCC e a Lei 10.639/03; elaborar sequências didáticas, de modo a apresentar o romance literário como fonte para as aulas de História. Para atingir tais finalidades dialogaremos com autores como Marisa Lajolo (1999); Michael Pollak; (1993) Peter Lee (2006); Roger Chartier (2007); Sandra Pesavento (2003), entre outros. A proposta almeja também construir e positivar a identidade dos discentes nas aulas de História, incentivando o interesse e o hábito pela leitura por meio de um livro que traz a influência de autores negros que, apesar da sua importância para a literatura e historiografia brasileira, são em sua maioria desconhecidos pelos alunos. Desse modo, os resultados pretendidos estão relacionados à intersecção entre literatura e as possiblidades para o ensino de História além de aproximar os alunos da leitura do romance, possibilitando o acesso e hábito para outras leituras, como também para desenvolver a percepção sobre o seu papel de sujeito da História, por meio da compreensão do poder emancipatório, humanizador, crítico e transformador existentes na literatura e história.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e