Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYNARA MENEZES NUNES
13/09/2021 09:22
A presente dissertação propõe-se a discutir sobre a possibilidade de ensinar e aprender ciências, através de propostas interdisciplinares que aliem a ciência e a arte. Os objetivos são então compreender as relações que se fazem na produção brasileira sobre a integração da arte no ensino de ciências, de que maneira se discute essa relação e que tipo de circulação de conhecimento está acontecendo nessas distintas áreas. Assim está sendo realizado um Estado da Arte da produção de trabalhos brasileiros publicados na Base de Dados de Teses e Dissertações e nas Atas do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa de Ciências que versam sobre a integração entre Arte e Ciência para como propostas para o Ensino de Ciências. O método de análise adotado será realizado como em Slongo (2004), que se utilizou da interpretação de Da Ros (2000) para a análise das produções acadêmicas segundo o referencial de Ludwik Fleck. A partir das discussões dos resultados que serão ainda apresentados, pretende-se compreender como as discussões aqui propostas podem auxiliar no ensino das ciências, para desmitificar tal ensino e alcançar não só uma mera motivação dos discentes, mas um conhecimento ampliado sobre os fatos científicos, imbricados em sua cultura.
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