UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: EVERTON PEREIRA SANTOS
31/08/2021 19:02

DISCENTE: EVERTON PEREIRA SANTOS
DATA: 25/11/2021
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: A LEITURA DO DISCURSO HUMORÍSTICO EM TIRAS EM QUADRINHOS
PALAVRAS-CHAVES: Implicaturas, Teoria do Script Semântico do Humor, Pragmática conversacional, Tiras.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

As tiras em quadrinhos requerem que o sujeito-leitor leia os implícitos que extrapolam os enunciados proferidos. Esse tipo de leitura ocorre quando o leitor compreende os aspectos linguísticos-imagéticos que geram o humor em uma situação de interação sociocomunicativa. Estudos pioneiros com o de Freud (1905-1993) analisam os ditos espirituosos geradores do riso em piadas, contribuindo, assim, para a sua compreensão dos enunciados humorísticos. Estudos de gênero de texto desenvolvido pela Linguística de texto tem ampliado a discussão da compreensão das estratégias leitoras de inferência com base em conhecimentos compartilhados nas interações verbais. Esses estudos, com base na Pragmática, semântica cognitiva e análise da conversação, demonstram o processo de co-participação do leitor na construção de sentido dos textos. Observamos, então, as contribuições de implícitos de Grice na lógica da conversação que demonstram que, em uma situação de conversa, não se diz tudo, uma vez que o leitor precisa construir o sentido daquilo que foi enunciado, além da compreensão dos campos semânticos criados e opostos (ATTARDO, 1994) que também constroem o efeito de humor. O objetivo dessa pesquisa é compreender procedimentos de construção de efeito de humor criado pelos enunciados que explorem a articulação do verbal com o imagético com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Examinamos o desenvolvimento das capacidades de linguagem durante a realização do minicurso de leitura de quadrinhos on-line, sob a perspectiva da pesquisa-ação. Analisamos o processo de transposição didática voltado para a construção de uma sequência didática diante das respostas dadas pelos alunos. Dessa forma, investigaremos o processo de transposição didática para o desenvolvimento das capacidades de inferir implícitos encontrados nas tiras organizadas de forma multimodal com alvo na produção de tiras voltados para a divulgação em site. O resultado dessas discurso gerará um site em que serão postados os vídeos do minicurso, além de uma nova sequência didática em forma de caderno de orientações pedagógicas, com videoaulas e atividades de apoio.

Interno - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA