Banca de DEFESA: JOSIENE DOS SANTOS FERREIRA
30/08/2021 14:59
Este trabalho tenciona investigar a identidade social, sobretudo no nível étnico-racial, através de mensagens transmitidas a crianças em situação de vulnerabilidade social que partilham da socialização oportunizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A identidade consiste de um processo que dura tanto quanto a vida do indivíduo e quando tratamos da social, lidamos com níveis, sentimentos e valorações que nos identificam ou desidentificam com os demais indivíduos e seus respectivos grupos. Já a vulnerabilidade social é uma convergência de supressões no pleno acesso a direitos básicos que enfraquecem a identidade, minimizando oportunidades e esvaziando o sentimento de pertença a grupos. Agrava-se sobremaneira quando relacionada a crianças, em razão dos seus estágios de desenvolvimento. Espera-se que a socialização, remetendo a um processo-guia de adaptação e integração com os demais indivíduos e seus comportamentos sociais, afete positivamente o fortalecimento dessa identidade. A estrutura deste trabalho está organizada em quatro capítulos, sendo o primeiro o referencial teórico acerca da identidade no nível social; o segundo, um descritivo do que é o SCFV, seu percurso histórico e a sua operacionalização; o terceiro capítulo aborda a identidade étnico-racial e o quarto capítulo corresponde a um estudo empírico que analisa as percepções dos(as) profissionais acerca do seu papel na identidade social das crianças, ao longo dos processos de socialização no referido serviço. O instrumento utilizado para tal consiste de questionário autoaplicável e os dados obtidos, analisados através de softwares estatísticos. O trabalho recorreu à literatura da Psicologia Social e Cognitiva sobre os temas e almejamos que mais estudos na área sejam realizados.
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