Banca de DEFESA: EDUARDO MARCELO SILVA ROCHA
30/08/2021 11:03
Esta dissertação parte da seguinte questão: quais as representações históricas do Esquadrão da morte no cinema nacional, especificamente no filme “República dos assassinos”? Objetiva compreender as representações históricas do Esquadrão da morte no cinema nacional, especificamente no filme “República dos assassinos”, para tanto, inicia por caracterizar o surgimento da polícia nas sociedades modernas e dos Esquadrões da Morte no Brasil, suas contradições entre a profissionalização policial e seus usos políticos desviantes de sua função social constitucional. Do ponto de vista teórico conceitual trata da categoria representação no cinema empreendendo uma análise fílmica temática na compreensão dos diálogos entre o cinema nacional e o gênero policial, muito em voga à época de sua produção; assim como uma análise fílmica com destaque à dimensão estética, comunicacional e poética. Concluiu se que, se as representações se formulam em condições históricas dadas, os Esquadrões da Morte ainda eram uma realidade naquele período, porém já combalidos. Se toda representação tem limites que devem ser circunscritos, podemos perceber que os limites ao filme foram impostos pela censura da ditadura, motivo pelo qual em nenhum momento há a mínima relação entre os Homens de Aço e a repressão política. Se toda representação suscita novos conceitos, o filme problematiza a nossa “República” e suas instituições ao representar uma sociedade que está ordenada sob instituições republicanas democraticamente debilitadas. Por fim, se toda representação tem caráter dinâmico, ao colocar o filme em paralelo com a realidade dos Homens de Ouro e Mariel Moriscotte, o filme ainda é uma representação atual da sociedade brasileira, o que nos impulsiona a pensar os nexos entre o passado e o nosso presente.
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