UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: NARLA MOTA JÚNIOR
28/08/2021 15:01


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARLA MOTA JÚNIOR
DATA: 30/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/grn-wvac-cke
TÍTULO: SEXUALIDADES EM JOGO NO CURRÍCULO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Currículo escolar; Recurso didático; Sexualidades.
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No debate sobre sexualidade, múltiplas expressões “Educação Sexual”, “Orientação Sexual” e “Educação para a Sexualidade” marcam as esferas legais, políticas e educacionais com diferentes posicionamentos. Fluindo de um entendimento da sexualidade com sentido normatizador, moralista, determinista e binária, a “Educação para a Sexualidade” considera as diferenças e educa para a diversidade. Dialogando com os pressupostos teóricos dos estudos culturais na sua vertente pós-estruturalista e entendendo a sexualidade como construção histórica, social e cultural que se estabelece nas relações de poder/saber, nos propomos nesta dissertação problematizar os conceitos mal compreendidos por estudantes, professores e outros segmentos da sociedade acerca das sexualidades através de um recurso didático, “Sexualidades em Jogo”. Para alcançar esse propósito maior, buscamos no campo da educação para a sexualidade (i) explorar os conceitos e seus significados tais como ocorrem nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular e (ii) elaborar um recurso didático, um jogo de cartas, como estratégia metodológica para um programa de “educação para a sexualidade” no currículo escolar. Na elaboração do nosso jogo, as funções lúdicas e educativas estão presentes. Ao admitir diferentes possibilidades de combinações de cartas, o que é coerente com a política da diferença e da existência de diferentes identidades de gênero e sexuais, o jogo foi pensado para refletir o que acontece na vida real, que são os cruzamentos e entrelaçamentos das identidades sexuais e de gênero formando um leque de vivências ou manifestações das sexualidades, e a representação de diferentes configurações familiares. A definição dos assuntos abordados nas cartas emergiram da análise de documentos educacionais, e sob à ótica dos referenciais teóricos dos Estudos Culturais, propomos a discussão das sexualidades e diversidades identitárias nas cartas em quatro agrupamentos (naipes) através dos seguintes assuntos: (i) naipe azul - identidades de gêneros e identidades sexuais; (ii) naipe laranja - violência de gênero; (iii) naipe vermelho - corpos, sexting, AIDS; (iv) naipe roxo - sexualidades, gêneros, mídia e religião. Deste modo, estruturamos o jogo de modo que os jogadores fossem expostos a temáticas relevantes no campo da educação para a sexualidade, cuja seleção de conteúdos, linguagem e regras dão ao jogo potencial de jogabilidade capaz de produzir aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo ao Programa - 3147900 - FERNANDA AMORIM ACCORSI
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf