Banca de DEFESA: PAULO AIRTON MAIA FREIRE
30/08/2021 14:02
O trabalho teve como ponto de partida o grupo de Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata-PE. Apesar de considerar as várias festas que envolvem o maracatu, tomo como ponto central a festa da chegada que ocorre no domingo de carnaval e que por meio desse ato celebrativo prepara os brincantes para os dias seguinte de carnaval. Entre os vários personagens que fazem parte da brincadeira, o “caboclo de lança” tem o protagonismo de minha atenção e reflexão, uma vez que ele sintetiza a alegria e a luta constante da história que marca aquela região o que será abordado neste trabalho, esse personagem expressa um conjunto de elemento estéticos, corporais e sociais. A fim de mostrar essa relação entre corpo, festa e visualidades, parto de duas perspectivas fundamentais: a perspectiva da festa, à luz de teorias antropológicas sobre festas; e a da compreensão de fotoetnografia, para tratar sobre o corpo ritualizado do caboclo de lança que incorpora várias narrativas cotidianas de luta, criatividade, exploração de sua mão de obra, mistérios e festividades. Essa compreensão foi o que permitiu que fizesse também a construção de uma narrativa visual sobre a festa.
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