Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILE DOS SANTOS SANTANA
26/08/2021 06:39
Por meio do reconhecimento das limitações com relação a educação científica tradicional para atuar numa sociedade que se reclama, cada vez mais, como “sociedade da informação e do conhecimento”, emergiu à retomada das discussões acerca das necessidades de inovação e produção de currículos com novas formas de ensinar ciências. Em meio a esse contexto de reformas curriculares a História da Ciência por meio de uma abordagem contextual descrita por Michael R. Matthews, dentro de uma perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade surge como uma ferramenta para promover um processo de ensino de aprendizagem significativo capaz de relacionar o contexto histórico com os conceitos científicos. Apesar de muitas vezes serem tratadas como campos teóricos diferentes, esta pesquisa apresenta as possíveis articulações entre ambas abordagens para o desenvolvimento de um cidadão crítico e reflexivo, para tomada de decisões. Por meio da investigação da história existência por trás dos objetos de ciências e tecnologia e como essa história pode contribuir no processo de ensino de aprendizagem levando a uma uma proposta pedagógica de acordo com as competências e habilidades do ensino de química olhando para Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente trabalho é caracterizado como um estudo bibliográfico estruturado de acordo com as ideias da pesquisa em desenvolvimento, ou, Design Research.
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