Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCELMO DE MORAIS FRANÇA
26/08/2021 06:36
Neste trabalho é apresentado o resultado parcial de uma pesquisa que teve por objetivo analisar entendimento(s) sobre a resolução de problemas a partir do PNLD -Programa Nacional do Livro Didático de Matemática do Ensino Fundamental em busca de elementos de continuidades e rupturas de entendimento em perspectiva histórica. Para isso foi utilizado como fontes o Edital e o Guia do Livro Didático das edições do PNLD de 2002 a 2020, referente aos anos finais do Ensino Fundamental. Como referência para entendimento(s) da resolução de problemas foi utilizado Stanic e Kilpatrick (1989), Onuchic (1999) e Trindade (2012). Nas considerações preliminares é possível constatar que os Editais do PNLD não evidenciam explicitamente um entendimento para a resolução de problemas, contudo nos apropriando das referências utilizadas podemos é possível afirmar que esses documentos apontam para ineficácia da utilização exacerbada da resolução de problemas como recurso e valorizam o entendimento da resolução de problemas como competência. Já nos Guias do Livro Didático é possível verificar mudanças processuais no entendimento da resolução de problemas explicitando no último Guia PNLD 2020 a indicação de sua utilização como metodologia.
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