Banca de DEFESA: JOSÉ AIRTON PEREIRA DOS SANTOS
25/08/2021 17:13
O objetivo central desta pesquisa é analisar o roteiro cinematográfico como uma obra de arte que possui valor em si mesma, para além da sua finalidade como base para uma produção fílmica. Muitos estudiosos e cineastas não acreditam nesse potencial literário do roteiro e é trilhando o caminho oposto a esse pensamento que se tentou almejar aqui uma linha teórica, a qual, possamos compreender quando seria que um texto é considerado literário (EAGLETON, 2007; AGUIAR E SILVA, 2007; COMPAGNON, 2019). Tendo a possibilidade de trazê-lo para o campo das Letras irá ser debatido como os diversos elementos que compõem o conjunto da escrita do roteiro se apresentam e se comportam quando nos debruçamos sobre ele; o leitor, que através da leitura completa o processo de criação artística da obra (BARTHES, 2019; JOUVE, 2002), o autor e as aproximações com a historicidade das peças teatrais (CHARTIER, 2002), entre outros elementos que nos levam a refletir sobre esse movimento simbiótico do roteiro nos dois campos artísticos – o cinema e a literatura. Se faz necessário retirar o roteiro desse limbo em que foi colocado desde a sua criação para finalmente entender a sua potência e versatilidade, discutindo o que se entende por literariedade condicional e como ela é o ponto-chave que nos leva as diversas ramificações do debate do roteiro como literatura.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10