UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: NATALIA MOURA BORGES
24/08/2021 10:02

DISCENTE: NATALIA MOURA BORGES
DATA: 26/08/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: V de vingança, Jogos Vorazes e Fahrenheit 451: o uso de distopias no ensino de História
PALAVRAS-CHAVES: História. Cinema. Distopia. Ensino de História. Stop Motion.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

A presente dissertação tem por objetivo apresentar as potencialidades da narrativa distópica, presente nos filmes V de Vingança” (2006, direção de James Mc Teigue), “Jogos Vorazes” (2012, direção de Gary Ross) e “Fahrenheit 451” (2018, direção de Ramin Bahrani), para o ensino de História. A distopia, enquanto narrativa, insere-se por problematizar uma sociedade controlada pelo Estado, seus extremos de opressão e o modo como isso pode gerar o caos para a humanidade. Isto posto, consegue representar verossimilhança com o nosso entorno, revelando padrões ideológicos e estruturas de poder persistentes na contemporaneidade. O decurso da pesquisa, é decorrente de metodologia qualitativa, referenciais e arcabouço teórico, como os de Marc Ferro (1992), Marcos Napolitano (2003) e Robert Rosenstone (2010) acerca dos filmes, sua relação com a história e aprendizagem, bem como para a reflexão a respeito do ensino de História encontrados nas discussões de Circe Bittencourt (2011) e Elza Nadai (1993 e 2009), no conceito de consciência promovida através da práxis de ação-reflexão dos sujeitos, discutida por Paulo Freire (1979) e na percepção de consciência histórica defendida por Jörn Rüsen (2001), para o exame de perspectivas que baseiem essa prática pedagógica. Os resultados da investigação apontam para o favorecimento em tornar os discentes ativos pedagogicamente no debate histórico e, aos professores de História, uma alternativa de ferramenta associada à abordagem no ensino-aprendizagem. Ao fim do trabalho é apresentada como instrumento pedagógico, uma sequência didática com procedimentos para as análises dos filmes aqui propostos e para culminância em uma produção audiovisual, com o auxílio do aplicativo Stop Motion Studio. Com a finalidade de oferecer um suporte para facilitar seu uso, foi disponibilizado, um tutorial escrito e audiovisual, com o passo a passo para utilização dessa ferramenta. Ademais, foi adicionada a propositura de outros títulos de filmes, ampliando as possibilidades de escolha, considerando realidades distintas dos ambientes escolares.

Presidente - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO