UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: CRISTINA DE ASSIS CARVALHO
23/08/2021 15:49

DISCENTE: CRISTINA DE ASSIS CARVALHO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/gen-sizs-hda
TÍTULO: PERFIL DE PATENTES CONCEDIDAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO NA BASE DE DADOS DO INPI
PALAVRAS-CHAVES: IES; Ciência e Tecnologia; Inovação
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades são grandes produtoras de pesquisa básica e aplicada e contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país. As universidades públicas federais do Nordeste do Brasil possuem áreas de conhecimento tecnológico pouco divulgadas na literatura científica. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o perfil de registro de pedidos de patentes das Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Para identificar as áreas tecnológicas foi utilizada a base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), delimitando o período correspondente a 1980-2019. Os dados de cada universidade foram arquivados para identificação das áreas de conhecimento tecnológico, através da Classificação Internacional de Patentes (IPC). Os resultados mostraram que a partir da Lei de Inovação de 2004 vem crescendo o número de registro de pedidos de patentes por universidades públicas do Nordeste. Diante dos resultados, conclui-se que as legislações nacionais sobre propriedade industrial proporcionaram um ambiente favorável ao desenvolvimento de patentes e que a classe de Necessidades Humanas são o grande foco de patentes universitárias.

Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Externo ao Programa - 2139109 - MARCO ANTONIO PEREIRA QUEROL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf