Banca de DEFESA: GABRIELA LIMA DOS SANTOS
20/08/2021 11:01
Os recursos naturais são de extrema importância para sobrevivência humana, entretanto se tornou cada vez mais comum encontrar espaços degradados, pois com o aprimoramento da técnica as ações antrópicas se tornaram latentes no meio ambiente. Em detrimento disso, vários problemas de caráter ambiental vêm surgindo nas últimas décadas, os quais podem ser mitigados através da via da educação. Dentro desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos socioambientais oriundos da cerâmica vermelha na comunidade do Povoado Poxica em Itabaianinha – SE. Os impactos ambientais gerados pela cerâmica vermelha, vem desencadeando considerável degradação ao meio ambiente, comprometendo o estilo de vida dos sujeitos que vivem aos arredores dessa área. A prática de desligamento dos filtros da cerâmica, bem como a extração de argila de forma insustentável são uma das mazelas que afetam de forma incisiva a população local. A presente pesquisa fez uso das concepções filosóficas e teorias da abordagem do método de pesquisa do materialismo histórico e dialético. Entretanto, para caracterização e análise do ambiente, se respaldou na estrutura do GTP, ou seja, Geossistema, Território e Paisagem, proposto pelo autor Bertrand, que busca analisar o ambiente de forma sistêmica, levando em consideração os aspectos físicos e antrópicos consolidados no espaço geográfico. Associado ao GTP, as técnicas de pesquisas documental e bibliográfica se dividiu em dois momentos, sendo o primeiro a pesquisa documental indireta, concentrando em levantamento bibliográfico. O segundo momento é considerado como a pesquisa documental direta, direcionada a etapa de campo, em que foi realizada visitas técnicas in loco, durante o período de 2019 que antecede a pandemia da COVID-19 para levantamento de dados que descem subsídios na caracterização da área de estudo, afim de constatar os impactos socioambientais existente na então área de estudo. Tendo em vista essa realidade, faz-se necessário elaborar medidas com caráter intervencionistas que venham mitigar este cenário, assim buscou-se construir um guia didático para que possa ser trabalhado em comunidades, sobretudo àquelas que vivem em áreas da mineração, tendo em vista que a educação é o caminho pelo qual se pode construir novos paradigmas que levem uma ampliação de ações com parâmetros que atendam a efetivação da educação ambiental.
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