Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN VINÍCIUS CARVALHO DE ALMEIDA
16/08/2021 20:03
Os sambas ocupam um lugar múltiplo e representativo nas culturas populares brasileiras.Dentro do contexto sergipano, identificamos modalidades de samba como: o Samba de Coco,o Samba de Pareia e o Samba de Aboio, todos tendo em comum a matriz africana em suasgêneses e expressões. O samba aqui pesquisado é o Samba de Aboio, do Povoado Aguada,município de Carmópolis/SE, que acontece anualmente em dois dias, no Sábado de Aleluia eno Domingo da Ressurreição, na Festa de Santa Bárbara/ Iansã. Segundo mestres e mestrasque realizam essa celebração, o samba foi criado em 1888 para comemorar a abolição daescravatura e para cultuar o corisco de Iansã, uma pedra encontrada por uma criança nasmargens de um tanque da região. A parte ritualística (a devoção) se concentra nos banhos docorisco (ou Pedra de Santa Bárbara) feitos com ervas, azeite de dendê e sangue de animaismachos. A parte dedicada mais propriamente ao festejo envolve o samba e a partilha dascomidas preparadas coletivamente com as carnes dos animais sacrificados. O objetivo dessadissertação é descrever e analisar o Samba de Aboio a partir das vivências de seus brincantes,realizando a escuta das vozes e falas de moradores da comunidade em questão, refletindoacerca dos elementos que o compõem, com concentração maior nos aspectos de resistênciaafrobrasielira presentes na musicalidade e nos seus demais elementos espetaculares. De formaque a pesquisa tem a seguinte questão norteadora: em que medida a espetacularidade dosamba de Aboio pode revelar as negociações de resistência negra frente às questõeshegemônicas que abrangem a religião e a estética do referido fenômeno. A metodologiaaplicada foi referenciada nos “saberes da experiência” (MACEDO, 2015) com pesquisa decampo realizada no período de 2016 a 2019. Dentro dessa perspectiva, os métodos usadosenvolveram imersão na festa e na comunidade com observações diretas, análise de materialaudiovisual captado, apreciação de documentários, revisão de literatura, conversas informais eentrevistas realizadas com pessoas da comunidade ligadas ao samba. Tendo como pontos decruzamento a etnocenologia e a espetacularidade (BIÃO, 2007; PAVIS, 1999; DUMAS,2005), e pensando diálogos com os temas da ancestralidade (MARTINS, 2021; ASSIS, 2020;CALDERARO; SILVA; SANTOS, 2008), ainda com um olhar pautado na questão dossambas e culturas populares (SODRÉ, 1998, 2017; DUMAS; ALMEIDA, 2018), meaproximo dessas reflexões conceituais para dialogar com as vozes plurais de pessoas dosamba.
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