Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIO CEZAR BATISTA VIEIRA
13/08/2021 10:23
Este trabalho surgiu de questionamentos à minha prática e de demais colegas professores de História a respeito da não inserção de temáticas locais no currículo do município de Esplanada, o que me levou a desenvolver uma pesquisa e a produção de um material que sirva como uma referência para ser utilizado em sala de aula. Desta forma, o objetivo deste trabalho será compreender os motivos pelos quais o patrimônio e a história local que compõe a história do município não integrar o currículo do município. A proposta é trazer o conhecimento histórico para a realidade dos alunos, onde professores e alunos se percebam como sujeitos históricos. Essa pesquisa está amparada em concepções historiográficas do ensino de historia, historia local e patrimônio histórico a luz da aprendizagem histórica que traz uma abordagem na qual o indivíduo participa ativamente, fazendo perguntas e questionando o passado, sempre partindo do presente e criando expectativas futuras. Utilizaremos questionários e entrevistas referenciadas através da historia oral. Pretende-se trabalhar nos anos finais no ensino fundamental, serão propostas quatro aulas sempre no inicio do ano letivo da seguinte forma: 6 ano o objetivo será conhecer o patrimônio histórico e a historia local, no 7 ano reconhecer o patrimônio e fazer associação com a historia local, no 8 ano reconhecer o patrimônio e a associação com historia local, além de produzir novas narrativas mostrando-os que são sujeitos históricos, por fim no 9 ano os alunos deverão reconhecer e fazer associações, produzir narrativas como sujeitos históricos, além de desenvolverem senso de preservação do patrimônio, ou seja a educação patrimonial.
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