UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AMILTON FREIRE FREITAS JUNIOR
12/08/2021 13:55

DISCENTE: JOSÉ AMILTON FREIRE FREITAS JUNIOR
DATA: 15/09/2021
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO MATEMÁTICO PARA OTIMIZAÇÃO DE CÉLULAS VOLTAICAS SENSIBILIZADA POR CORANTES ORGÂNICOS
PALAVRAS-CHAVES: Semicondutores, Energia solar, Corantes, DSSCs, Líquidos iônicos.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química

O consumo de energia elétrica tem crescido no mundo cerca de 2,2% acima da média nos últimos anos, sendo os combustíveis fósseis uma das principais fontes, com isto cresce simultaneamente a preocupação com o aquecimento global. Dentre as novas formas de produzir energia de maneira mais limpa, o uso de painéis solares tem grande destaque, porém os painéis tradicionais têm um custo elevado, impossibilitando sua produção em massa. Células solares sensibilizadas por corantes (DSSC),têm se constituído como uma alternativa viável e inquietações ambientais suportam a busca por sensibilizadores livres de metais. Porém, os DSSC livres de metais apresentam um baixo rendimento na conversão de energia solar em energia elétrica. Vários trabalhosbuscaram sensibilizadores mais eficientes, modificando o doador, o receptor de elétrons ou a ponte π. Há dados na literatura suficientes para estudos em que propriedades moleculares dos sensibilizadores com a eficiência da conversão de energia do dispositivo. Neste contexto, o presente trabalho aplicou métodos estatísticos para relacionar descritores moleculares e rendimento quântico do dispositivo. Os descritores molecularesforam calculados usando métodos de estrutura eletrônica tanto no estado fundamental como no estado excitado. Métodos clássicos também foram utilizados para a obtenção de descritores clássicos. O conjunto de sensibilizadores escolhidos foram divididos em dois conjuntos: o de treinamento e o de teste. O conjunto de treinamento foi inicialmente usado para determinar o modelo e o conjunto de teste foi usado para avaliar o modelo. Sendo o modelo encontrado e validado a última etapa é usar o modelo para propor novos sensibilizadores com maiores rendimentos quânticos.

Presidente - 1199304 - NIVAN BEZERRA DA COSTA JUNIOR
Interno - 2372402 - JOSÉ DIÔGO DE LISBOA DUTRA