Banca de DEFESA: VICTOR WLADIMIR CERQUEIRA NASCIMENTO
11/08/2021 08:45
Esta tese tem como objetivo compreender as condições de possibilidade de uma didática arqueológica da história a partir da crítica foucaultiana das “ilusões antropológicas” ou “universais antropológicos” nas obras As palavras e as coisas (1966) e A Arqueologia do saber (1969). Para tal, retomamos a análise dos fundamentos filosóficos da crítica do pensamento antropológico dos primeiros escritos e da primeira grande obra de Michel Foucault, História da loucura (1961), realizado em trabalho anterior. Utilizam-se como fontes primárias as obras, artigos, conferências, entre outros escritos do autor; como fonte secundária, a tradiç&a tilde;o de comentadores e biógrafos. Na primeira seção, faz-se uma retomada dos princípios que balizam o projeto arqueológico de Foucault já estudado na dissertação de mestrado. Na segunda seção, faz-se uma análise de As palavras e as coisas (1966) para compreender o lugar epistemológico da história em nossa contemporaneidade e as consequências do “sono antropológico” para a didática da história. Na terceira seção, busca-se, através de uma análise de A arqueologia do saber (1969) estabelecer a especificidade e a possibilidade de uma prática da didática arqueológica da história. A última seção conclui que o programa arqueológico serve para repensar o ensino de História e sua didática a partir do a priori histórico e da crítica radical da antropologia filosófica.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf