UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: FRANCILEY SANTOS LEITE
06/08/2021 17:00

DISCENTE: FRANCILEY SANTOS LEITE
DATA: 16/08/2021
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: Agenda ambiental na administração pública: uma análise daadesão da UFS às diretrizes propostas pela A3P
PALAVRAS-CHAVES: administração pública; A3P; desenvolvimento sustentável
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O setor público é um grande consumidor de bens duráveis e não duráveis e gerador deimpactos negativos em seus processos de produção e descarte de resíduos. Cabe aos órgãos daadministração pública tomar iniciativas para a redução do consumo de recursos naturais deforma a promover ações contra os desperdícios, visando minimizar e/ou eliminar os impactosnegativos ao meio ambiente, garantindo o desenvolvimento sustentável e incentivando asociedade a adotar novos padrões e referenciais de consumo. A Universidade Federal deSergipe (UFS), desde a sua fundação tinha preocupação em relaçãoas questões socioambientais,com isso aderiu a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) que foi ganhandoespaço ao longo dos anos. A metodologia adotada é qualitativa, bibliográfica e documental, jáque visa realizar um levantamento de materiais, bem como referenciais teóricos e documentaisnecessários ao entendimento dos componentes que enriquecem a pesquisa. Para Lakatos eMarconi (2003, p. 33) “[...] a pesquisa bibliográfica e documental são tipos específicos deprodução científica feita com base em textos, como livros, artigos científicos, ensaios críticos[...]”. Já o método aplicadoé de cunho descritivo, pois visa descrever os documentos da UFS.Os resultados apontam, que existem políticas ambientais fortemente amparadas pela A3P naUniversidade Federalde Sergipe, e isso pode ser notado no ambiente interno e externo, comono: monitoramento das árvores, pisos táteis, proibição de copos descartáveis no restauranteuniversitário, coletaseletiva, adoção de containers e a preocupação da qualidade de vida dosservidores na comunidade universitária; essas medidas se intensificaram, a partir do ano de2012. Apesar de todas essas melhorias, os gestores precisam capacitar e auxiliar osfuncionários da limpeza, já que fazem o descarte do lixo, de maneira inadequada.

Interno - 2583203 - ALBERICO NOGUEIRA DE QUEIROZ
Presidente - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA