UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURO ROBERTO FERREIRA OLIVEIRA
04/08/2021 14:01

DISCENTE: LAURO ROBERTO FERREIRA OLIVEIRA
DATA: 26/08/2021
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Desafio de educar pela pesquisa: uso da metodologia da história oral como recurso pedagógico na Escola M. Alvina Rocha em Seabra (Ba)
PALAVRAS-CHAVES: Educar pela pesquisa. Ensino de história. História Oral. População quilombola. Produção do saber histórico.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Esta pesquisa tem como finalidades incentivar a aprendizagem do componente curricular História, aproximando os estudantes de processos, práticas e procedimentos de análise e investigação científica; fomentar a curiosidade e protagonismo estudantil na produção do saber histórico. O objetivo geral é o de apresentar proposta do uso de práticas de investigação científica como princípio educativo no ensino de história, através da utilização da metodologia da história oral. Os objetivos específicos são os seguintes: analisar compreensões teóricas a respeito da utilização de práticas de investigação científica no ensino de História; discutir a utilização da metodologia da história oral para a produção do conhecimento histórico; elaborar cartilha destinada a professores e estudantes com sugestões do uso de procedimentos da investigação científica a fim de solucionar e/ou produzir conhecimento, por meio do incentivo a coleta de memórias de expressão oral, através da utilização da técnica da entrevista. A proposta defendida será inicialmente aplicada em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola M. Alvina Rocha, no Município de Seabra, estado da Bahia. A partir da coleta de relatos orais de moradores da comunidade quilombola de Agreste, Município de Seabra (Ba), serão investigados aspectos históricos, educacionais, identitários e culturais de uma comunidade quilombola. O produto final deverá apresentar proposta de roteiro e sugestões para a aplicação do princípio do “educar pela pesquisa” a partir do uso da metodologia da história oral, tendo como tema investigativo comunidades e culturas quilombolas. A proposta defende a aproximação gradativa e orientada dos estudantes de processos, práticas e procedimentos de análise da investigação científica, com a utilização de atividades que possam estimular a observação, curiosidade, interpretação, análise, discussões de resultados, síntese e registros.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Externo à Instituição - LUCIANA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA MARTINS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10