UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JAIRTON PETERSON RODRIGUES DOS SANTOS
03/08/2021 15:30

DISCENTE: JAIRTON PETERSON RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: “A DOIS PASSOS DE WAKANDA: UMA PROPOSTA DE USO DO CINEMA COM TEMÁTICA NEGRA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”
PALAVRAS-CHAVES: Representação social. Cinema. Relações étnico-raciais. Ensino de História. Pantera Negra.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

A proposta deste trabalho é analisar a representação social do negro no filme “Pantera Negra” (2018) para sua utilização no Ensino de História, tendo em vista que esta temática dialoga com uma das premissas da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96, alterada a partir da Lei 10639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do Ensino da História e cultura afro-brasileira e africana. Logo, o exame dele, nos possibilita trabalhar com as relações étnico-raciais. O aparato teórico sobre os filmes e sua relação com História e o Ensino de História estão calcados em Marc Ferro, Robert Rosenstone e Napolitano. A análise do filme foi fundamentada a partir da História Cultural e teve no conceito de representação social de Roger Chartier o seu pilar. Debruçamo-nos também nas contribuições de Frantz Fanon para o entendimento da subjetividade negra. No que tange aos debates acerca do Ensino de História, baseamo-nos nas contribuições de Circe Bittencourt, Selva Guimarães e Thaís Nívea Fonseca. É importante para este trabalho as obras de Paulo Freire e bell hooks. A pesquisa tem caráter qualitativo e observa o exame do filme como uma possibilidade do uso do cinema para promoção de debates pautados nas questões da diversidade racial e empoderamento. Através da nossa experiência em sala de aula e em pesquisas bibliográficas, acentuamos o cinema no ensino de história, de modo específico, no debate da representação do negro no cinema para a Educação Básica. A partir disto, acreditamos que este trabalho contribui na promoção de uma reflexão compartilhada em torno da representação social do negro que auxiliem no trabalho do professor de História do Ensino Básico, principalmente do Ensino Médio, além de elaborar uma estratégia pedagógica que possibilite a socialização dos resultados encontrados com demais profissionais da educação que se interessarem pelos temas levantados. Ao fim do trabalho é apresentada como instrumento pedagógico, uma sequência didática com procedimentos para a análise do filme aqui proposto e como culminância uma produção de audiovisual efetuada por alunos intitulada a “A minha Wakanda”. Este produto tem a finalidade de fomentar um conhecimento que auxilie professores a estimular seus alunos no entendimento e valorização de sua comunidade, assim ocasionando uma educação como prática para a liberdade.

Presidente - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Interno - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR