Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON DE JESUS SANTOS
02/08/2021 16:07
O bordado é uma prática, um fazer artístico que se desenvolveu como técnica especialmente voltada para o universo da mulher, uma atividade feminina do ambiente doméstico. Durante muitos anos e por gerações, mulheres se aperfeiçoaram nos bordados, de diversos tipos, dentro dos seus lares, espaço que pode ser considerado de invisibilidade social e econômica, principalmente na época em que nascera a técnica do bordado, por volta do século XXVIII na Europa burguesa e medieval. Partindo do pressuposto de que a atividade artesanal pode estabelecer diálogo com o campo do Design para prover a sustentabilidade econômica e fomento sociocultural, a presente pesquisa objetiva-se em estudar quais mecanismos de construção de identidade cultural são aplicados na comunicação do comércio das bordadeiras do município de Tobias Barreto/SE, com intuito de compreender, sob perspectiva social, o modo como a produção dessas mulheres é percebida e consumida, visto que, para a maioria dos brasileiros, o artesanato é algo feito com desleixo, inacabado, um produto que é fruto das relações conflituosas das pessoas menos abastadas e que vivem numa posição de subalternidade socioeconômica. A metodologia segue com base nos pressupostos teóricos da pesquisa exploratória qualitativa que incluem levantamento bibliográfico e documental, bem como entrevistas, estudo de caso no Mercado de Bordados Jovita Gois, em Tobia Barreto/SE. Desse modo, buscou-se compreender o contexto pós-intervenção do Design no cenário de vida das artesãs e visando investigar as experiências pessoais das artesãs e consumidores compartilhadas no Mercado de Bordados Jovita Gois.
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