Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON IZIDRO DE LEMOS FILHO
02/08/2021 13:08
À luz dos conceitos presentes na fenomenologia e ontologia do Ser do filósofo alemão Martin Heidegger (1889 - 1976), este texto resgata uma análise fílmica do filme The Thin Red Line (1998), escrito e dirigido por Terrence Malick, e sua intrínseca relação filosófica por meio de cinema de características maneiristas que invariavelmente perpassa pelo experimentalismo. Neste cenário, The Thin Red Line surge como uma obra que adquire um status de tratado filosófico no cinema, continuando um projeto filosófico do próprio cineasta em fazer do seu cinema uma realização empírica em outra linguagem da filosofia de Heidegger. Como metodologia, adotou-se a Teoria dos Cineastas em diálogo com a Teoria do Autor, proposta pelos pesquisadores André Rui Graça, Eduardo Tulio Baggio e Manuela Penafria, que entende que o cineasta tem uma teoria expressa em seus filmes, que pode ser alcançada a partir de análise sistemática do processo criativo e pensamento artístico do autor.
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