UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CAROLINA PEREIRA DOS SANTOS
29/07/2021 10:27

DISCENTE: FERNANDA CAROLINA PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 05/08/2021
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: REDES DE ENDIVIDAMENTO: CRÉDITO, PODER E RELAÇÕES SOCIAIS EM ESTÂNCIA (Sergipe, 1800-1850)[título provisório]
PALAVRAS-CHAVES: Dívidas; Relações Creditícias; Sergipe
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil Império

As relações creditícias são importantes mecanismos de movimentação financeira, seja para o financiamento da produção ou para suprir as necessidades materiais cotidianas, figurando lugar de destaque em um contexto de expansão econômica, dinamização mercantil e reorganização político administrativa. Dessa forma, o presente trabalho busca explorar as redes de endividamento em Sergipe num período de modificações significativas, marcado pelo crescimento populacional, dinamização econômica e emancipação política. Como ponto de observação foi escolhido Estância, porto continental e redistribuidor sergipano, que figurou como um importante centro econômico oitocentista. Para tanto será investigado a formação do espaço econômico e suas principais características populacionais e de riqueza; o perfil dos devedores e emprestadores, apurando os montantes dos capitais envolvidos nas transações, e quando possível, a duração dos empréstimos, o peso das execuções, a origem geográfica dos devedores, bem como as relações sociais; e, por fim, a importância do crédito para formação de hierarquias e manutenção ou aprofundamento das desigualdades. Para tanto, serão compulsados mapas de população, processos judiciais, correspondências e inventários post mortem. As fontes elencadas permitem fornecer um panorama do nível de endividamento e do volume de crédito na região, além de demonstrar a relação entre o acionamento de dívidas e as múltiplas relações de poderes.

Presidente - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Interno - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Externo à Instituição - CARLOS GABRIEL GUIMARÃES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e