UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JAQUELINE GOMES DOS SANTOS TELES
19/07/2021 11:52

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE GOMES DOS SANTOS TELES
DATA: 29/07/2021
LOCAL: meet
TÍTULO: Políticas educacionais & Educação em Direitos Humanos: Uma análise da prova de redação do ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais; Enem; Redação; Direitos Humanos.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

Essa pesquisa constitui-se em uma tese que foi desenvolvida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de pesquisa Formação de Educadores no âmbito da área de concentração Formação Docente, Planejamento e Avaliação Educacional. Partindo do pressuposto que aspolíticas, ao invés de serem “implementadas”, são recriadas pelos atores sociais a partir de diferentes contextos (BALL, BOWE, 1992), esse estudo teve o intuito de investigar a intervenção - a proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que se pauta nas diretrizes da educação em direitos humanos - com base na interação entre as perspectivas macro e microcontextual em que a política é produzida. Nessa linha, os objetivos específicos são atendidos nos quatro capítulos que estruturaram a pesquisa em duas partes. A parte I, o aspecto macrocontextual da análise, sistematizou os princípios e as diretrizes da Educação em Direitos Humanos (EDH) no âmbito da formação docente, do currículo e da avaliação para confirmar que a redação do Enem assume centralidade na Política Nacional de Educação em Direitos Humanos, sobretudo a partir da proposta da Base Nacional Curricular Comum, a BNCC, que realoca a EDH, eixo da Educação Básica, como um tema contemporâneo a ser abordado na escola. Somado a isso, a análise do contexto de influência e de produção do texto atestou a tendência das políticas educacionais em seguir, necessariamente, as diretrizes da BNCC, a nova aposta da Educação Básica como uma política normativa e integradora. Contribuem para esse cenário os embates que movimentam as políticas oficiais e oficiosas no processo de (re) formulação de políticas que se distanciam cada vez mais dos princípios da EDH, como a laicidade do Estado e a valorização da diversidade. Na parte II, a análise microcontextual, verificou que em Sergipe apenas metade das instituições de ensino superior que ofertam o curso de Letras segue as diretrizes da EDH inserindo os Direitos Humanos como um componente curricular. Por outro lado, há uma tentativa, por parte da secretaria estadual de educação, em inserir a EDH nas políticas educacionais. No entanto, ao priorizar as ações de prevenção a violência, os direitos humanos são inseridos de forma ainda pontual na formação continuada dos professores. O contexto de prática, que tomou o contexto escolar da rede pública estadual e federal, mostrou que o exame mobiliza os atores sociais do Ensino Médio no tocante ao atendimento das competências exercendo um papel de modelador da ação docente; além disso, o trabalho pedagógico que a Redação do Enem demanda não está centralizado no professor de Língua Portuguesa, tem se deslocado interdisciplinarmente para as demais áreas do conhecimento. Considerando que as políticas educacionais são (re)interpretadas nos diversos contextos em que são produzidas, esse estudo revela a necessidade da construção de um Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos que oriente a (re)formulação das políticas educacionais locais. Já no âmbito nacional, temos um problema de planejamento de política que poderá ser resolvido quando a Educação em Direitos Humanos voltar a ser reconhecida como um eixo fundamental da Educação Básica.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS