UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: RISIA RODRIGUES SILVA MONTEIRO
16/07/2021 18:20

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RISIA RODRIGUES SILVA MONTEIRO
DATA: 24/08/2021
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Os saberes e fazeres de Aglaé D’ávila Fontes: Uma educadora e mediadora cultural sergipana (1955-2005)
PALAVRAS-CHAVES: Aglaé Fontes. Arte-Educação. Centro de Criatividade. Intelectual mediadora cultural. Trajetória de vida.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta tese tem como objeto de investigação a atuação da intelectual Aglaé d’Ávila Fontes como educadora e mediadora cultural sergipana. A professora participou da implantação do Centro de Criatividade e o dirigiu por três gestões; criou grupos de teatro, escreveu livros e peças teatrais; é pesquisadora da cultura popular sergipana; foi docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS); integra a Academia Sergipana de Letras e a Academia Lagartense de Letras; assumiu a presidência do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, em 2018, e foi reconduzida ao cargo em 2020, para o triênio de 2021 a 2023. O objetivo geral desta pesquisa é compreender a contribuição de Aglaé Fontes como educadora e intelectual mediadora cultural para o estado de Sergipe, evidenciando-se três eixos de sua atuação: o da produtora intelectual; o da mediadora da cultura popular; e o da diretora e arte-educadora no Centro de Criatividade, construído em Aracaju, capital de Sergipe, em 1985. Esta investigação traçou como objetivos específicos: identificar na trajetória de Aglaé Fontes sua inserção nas áreas educativa e cultural de Sergipe; evidenciar as propostas de educação na sua produção intelectual; examinar suas ações como mediadora cultural; e analisar a atuação dessa professora no Centro de Criatividade. O recorte temporal desta pesquisa abrange os anos de 1955 a 2005. O marco inicial refere-se ao ano em que a professora fundou sua “Escolinha de Música,” onde realizava práticas inovadoras para a época, as quais incluíam teatro e cultura popular. O marco final é o ano de 2005, com a remontagem do espetáculo “Ópera do Milho”, durante a terceira gestão de Aglaé Fontes no Centro de Criatividade. O musical levou ao palco a representação de um casamento “apressado”, crendices, danças, superstições, quadrilhas juninas e a interferência dos santos do ciclo. Numa abordagem histórico-cultural, este estudo elegeu como principais noções e conceitos para diálogo: capital cultural e capital social, de Bourdieu (1989; 1996; 2005; 2006); apropriações e representações, de Chartier (1990; 2009); memórias, de Halbwachs (1990) e Pollak (1989); intelectuais e redes de sociabilidade, de Sirinelli (1996); mediador cultural, de Gomes e Hansen (2016); e Arte-Educação, tomada no entendimento de Duarte Júnior (1989) e Barbosa (1989; 2002; 2006).Trata-se de uma pesquisa documental, que fez uso de procedimentos da História Oral e que tem como principais fontes jornais, fotografias, áudios, vídeos e registros orais. Os documentos foram localizados no Arquivo Central e Arquivos Setoriais da Universidade Federal de Sergipe; nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe; da Biblioteca Central da UFS; da Biblioteca Pública Epiphanio Dória; da Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, da Universidade Tiradentes (Unit); nos acervos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/Unit); e em acervos particulares. Defendo a tese de que a professora Aglaé d’Ávila Fontes é uma intelectual mediadora que ensina, produz saber, elabora produções criativas e desenvolve práticas de mediação cultural, utilizando a arte em diferentes projetos e processos educativos, elegendo como base temática a valorização da cultura popular sergipana.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS