UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLBER RODRIGO SANTOS ALBUQUERQUE
19/07/2021 10:19

DISCENTE: ELLBER RODRIGO SANTOS ALBUQUERQUE
DATA: 22/07/2021
LOCAL: ON LINE
TÍTULO: EFEITO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DA EXPERIÊNCIA ESPORTIVA NA ANSIEDADE PRÉCOMPETITIVA EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DE ESPORTS
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física. Ansiedade. CSAI-2R. Esports. Universitários.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O esports é um fenômeno global que obteve um crescimento significativo nos últimos anos em todo o mundo, tornando-se uma opção de carreira profissional cada vez mais popular em diversas faixas etárias com campeonatos organizados em diferentes modalidades e que possuem uma grande estrutura. No entanto, apesar da sua popularidade atual, poucas pesquisas buscaram investigar fatores relacionados com a performance. Dentre estes, a ansiedade pré-competitiva aparece como um fator psicológico que pode ter um impacto significativo no desempenho dos atletas, sendo um alvo potencial de investigação. O objetivo desse estudo foi analisar o nível de ansiedade pré-competitiva em atletas universitários de esports. Investigando também, a influência da faixa etária, tempo de prática, experiência competitiva, aspectos de treinamento e de atividade física nos níveis de ansiedade pré-competitiva, adicionalmente, buscamos associar o exercício físico à performance dos atletas nos esports. Para tal, participaram do estudo 81 atletas universitários com uma média de idade de 20,9 ± 1,8 anos que responderam ao questionário de caracterização da população, ao Revised Competitive State Anxiety Inventory – 2 (CSAI-2R) e ao Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). As análises estatísticas foram realizadas através de estatística descritiva, adotando os valores de mediana e desvios padrão, teste U Mann-Whitney, teste H de Kruskall-Wallis e tamanho do efeito, sendo aceito um nível de significância de p≤0,05. Como principais resultados destacamos que em relação a faixa etária, os atletas mais jovens apresentaram uma maior ansiedade somática (p=0,025). Na comparação realizada entre os grupos a partir da experiência na modalidade e competitiva, verificamos que os atletas mais experientes apresentam uma maior autoconfiança (respectivamente, p=0,021 e p=0,045), já no tocante à totalidade de participações em competições, não observamos diferenças. Existiram diferenças estaticamente significativas nos atletas que participam de programas de exercícios físicos ou outros esportes que possuem uma menor ansiedade cognitiva (p=0,011) e maior autoconfiança (p=0,001). Outrossim, os atletas que incluem exercícios físicos e/ou alongamentos como conteúdo de treinamento para os esports possuem uma ansiedade cognitiva menor (p=0,010 e p=0,011) e maior autoconfiança (p=0,000 e p=0,004) comparativamente aqueles que não incluem. Por fim, nas análises entre grupos os atletas mais fisicamente ativos apresentam uma maior autoconfiança (p=0,037) e uma boa forma física pode influenciar positivamente na performance nos esports. Concluímos que a autoconfiança exerce efeito protetor na ansiedade, que faixa etária influência na ansiedade somática, que a experiência na modalidade e competitiva influencia na autoconfiança. Podemos ainda concluir que é possível existir uma relação de níveis mais altos de atividade física com a ansiedade e a performance. Assim, programas de exercícios físicos podem se apresentar como uma ferramenta efetiva para melhora nos esports.

Presidente - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Externo ao Programa - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e