Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA TAYANE RODRIGUES DOS SANTOS
15/07/2021 18:33
O ensino de gestão nos moldes tradicionais vem sofrendo críticas e considerado não suficiente para formação de Administradores que sejam bons profissionais, mas também cidadãos conscientes. Uma das principais críticas é a dicotomia teoria-prática que resulta em uma má preparação dos futuros profissionais. Buscando dirimir o afastamento entre os conteúdos abordados em sala de aula e o contexto real, novas abordagens estão sendo difundidas, dentre elas destacam-se a aprendizagem experiencial e o service learning (SL). Tais metodologias têm como foco a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem e as suas experiências. Ademais, o SL tenta incorporar nesse processo de formação, a integração com a comunidade por meio de serviços comunitários associados aos conteúdos acadêmicos. Isto posto, o objetivo geral dessa pesquisa é propor a criação de um laboratório de gestão com uma metodologia de ensino experiencial, mais especificamente aprendizagem de serviço, para alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe. Para isso, será realizada uma pesquisa epistemologicamente multiparadigmática, apoiada, sobretudo no paradigma interpretativista, dividida em duas etapas: exploratória e sistemática. A segunda etapa está subdividida em quatro fases, sendo três qualitativas (documental, entrevistas e focus group) e uma quantitativa por meio de questionários. O laboratório proposto terá três principais beneficiários e estes serão os sujeitos de pesquisa adotados para a coleta de dados: universidade, representada pelos professores; alunos e empreendedores. Os dados serão analisados por meio de análise documental, análise do conteúdo e estatísticas descritivas com o apoio do software SPSS.
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