Banca de DEFESA: DAYSE LIMA RODRIGUES
14/07/2021 18:40
As aulas tradicionais representam uma forma de ensino ainda muito visível nas diversas Universidades existentes, permitindo que o professor se faça atuante na condução do conteúdo ministrado, deixando os alunos numa posição mais passiva. A chegada das Metodologias Ativas representa uma mudança significativa na forma de aprender desses alunos, tornando-os mais responsáveis pelo seu próprio aprendizado. A busca pela informação atrelada a novas metodologias de ensino desperta nos alunos uma necessidade de pesquisa que seja eficaz, provocando neles diversos sentimentos diante da confusão em não saber qual caminho percorrer até a chegada dessas fontes de informações. O trabalho objetiva identificar como as seis dimensões do modelo ISP da pesquisadora Carol Kuhlthau se caracterizam frente ao comportamento de busca da informação nos alunos do 1º e 2º ciclo da Universidade Federal de Sergipe- Campus do Sertão, que possui sua grade curricular voltada a esse novo método de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa descritiva e bibliográfica com aplicação de questionários é possível verificar quais as fontes mais utilizadas por eles; se os professores participam nesse processo de busca, identificar quais os sentimentos existentes no processo e averiguar o quão estão desenvolvidas as suas competências em informação em relação ao uso dos recursos informacionais e tecnológicos presentes na BISER- Biblioteca do Sertão. Os resultados obtidos apontam que os alunos possuem maiores dificuldades associadas a Metodologia Ativa, uma vez que vieram por muitos anos acostumados ao método de ensino tradicional, tendo o seu primeiro contato com a Metodologia Ativa ao ingressar na graduação.
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