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Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON JÚNIOR DO NASCIMENTO LIMA
13/07/2021 12:56


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON JÚNIOR DO NASCIMENTO LIMA
DATA: 19/07/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ARQUEOLOGIA PÚBLICA ENTRE REPRESENTAÇÕES E POTENCIALIDADES: O MUSEU ARQUEOLÓGICO DO XINGÓ (MAX) ENQUANTO UNIDADE EDUCATIVA PATRIMONIAL (2000 - 2019)
PALAVRAS-CHAVES: Arqueologia Pública; Museu de Arqueologia de Xingó; Musealização da Arqueologia; Patrimônio Arqueológico.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Teoria e Método em Arqueologia
RESUMO:

O Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) é uma instituição vinculada a Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo um dos resultados do projeto de Salvamento Arqueológico de Xingó (PAX 1988­­1994), que atualmente é responsável pela acomodação, salvaguarda e circularização das mais de 22 mil peças e 191 esqueletos resgatados na intervenção arqueológica (RELATÓRIO PAX, 1998; RELATÓRIO FINAL DO PROJETO ARQUEOLÓGICO DE XINGÓ, 2000). Tendo em vista que os museus têm aberto espaço ao longo do tempo e colaborado com o desenvolvimento de ações educativas ligadas a arqueologia, a presente pesquisa busca analisar como a prática educativa museal desenvolvida pelo MAX tem estabelecido relações dialógicas entre seu público e o patrimônio arqueológico musealizado (Bruno, 1999; BRUNO, 2014; COSTA, 2019). Objetivamos assim, analisar sob a via da arqueologia pública a estrutura e as potencialidades educativas desse espaço museológico. Bem como, refletir sobre algumas problemáticas que circulam essa musealização e interferem no processo comunicativo, identificando o retorno social a fim de entender os diferentes tipos de relações que um público específico estabelece com esse espaço. Nossa abordagem metodológica não se resumirá a uma análise de público, mas contará, ainda assim, com um debruçar sobre as informações referentes às visitações, tendo os livros de registro de frequência como fonte primaria. Posteriormente, partiremos de uma parcela desse público com os quais aplicaremos questionários para entender como a prática educativa pautada no Patrimônio arqueológico foi percebida e significada a partir do olhar desses visitantes e como essa extroversão da arqueologia tem atravessado aqueles que adentram aos portões do Museu de Arqueologia de Xingó para que, ao fim desse processo investigativo possamos ter um panorama de como suas ações têm sido ou não um facilitador para a sensibilização política e cultural a partir do patrimônio arqueológico musealizado e corroborado com a proximidade nas reações entre museu-educação-patrimônio-sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Interno - 1893804 - BRUNO SANCHES RANZANI DA SILVA
Externo à Instituição - CAMILA AZEVEDO DE MORAES WICHERS

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